Na manhã desta quinta-feira (7), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, recebeu em seu gabinete o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Ricardo Roesler, para tratar da ampliação do cadastro biométrico.
O desembargador apresentou uma parceria firmada pelo TRE catarinense com o Instituto Geral de Perícias (IGP), ligado à Secretaria de Segurança Pública do estado. O objetivo da parceria é compartilhar a base de dados biométricos dos cidadãos para complementar o cadastro da Justiça Eleitoral. Conforme explicou Roesler, mais de um milhão de registros de impressões digitais coletadas pelo IGP serão aproveitadas pelo TRE-SC.
Além disso, o desembargador também veio oferecer ao TSE uma campanha adotada no estado para combater a corrupção no financiamento das campanhas políticas. A campanha vai contar com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Polícia Federal, com o intuito de esclarecer as regras sobre a arrecadação e gastos de campanha para manter um equilíbrio na disputa.
“Viemos trazer nosso projeto para avaliação e possível aproveitamento no âmbito nacional”, disse Roesler, ao explicar que a campanha terá início a partir do dia 18 de julho.
Por fim, o desembargador também agradeceu a substituição das urnas eletrônicas no estado por modelos 2016, que são os mais modernos. “Hoje temos um parque renovado”, disse.
Além do presidente do TRE-SC, estavam presentes o juiz do Pleno Wilson Pereira Júnior, o diretor-geral Sérgio Manoel Martins e a secretária de controle interno e auditoria Denise Schlickmann.