m Santa Catarina, 52 cidades participam do Feirão do Imposto de 2018. Estão previstas mais de 130 atividades para marcar o evento, que reivindica mais eficiência no uso dos recursos públicos. O slogan é "Pague 2 Leve 1?". O dia 'D' será neste sábado (19).
A mobilização surgiu em 2002 em Joinville, no Norte catarinense, e foi expandida para outras regiões do país, tendo como objetivo de prestar informações à população sobre a dimensão da carga tributária nacional.
Entre as conquistas ao longo dos anos com a campanha, estão as aprovações da lei que obrigam os estabelecimentos a incluírem nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado dos impostos pagos (nº 12.741/2012) e da legislação que estabeleceu a retirada dos tributos federais que incidem sobre os itens da cesta básica (nº12.839/2013).
Haverá palestras em Rio Negrinho, São Bento do Sul e Mafra, durante a semana com o objetivo de conscientizar a população. Em Rio Negrinho haverá ainda distribuição de vouchers para comprar produtos, entre eles gasolina, sem impostos.
Em Florianópolis, além de ações de conscientização, a população poderá comprar copos d'água sem impostos do Terminal de Ônibus do Centro (Ticen). Tijucas também contará com ações explicativas em relação aos impostos e a venda de litros de combustível no Posto Chiquinho.
Em Rio Negrinho:
ted talk com jovens sobre impostos, altas cargas tributarias e diversos assuntos que o feirão do imposto engloba. |
Receber resultado da câmara de vereadores e prefeitura municipal da cidade, sobre solicitação de obras inacabadas espalhadas pela cidade, debate entre os nucleados para definir a melhor maneira de impactar o público alvo. |
Em São Bento do Sul:
Palestra nas escolas com foco na divulgação do feirão do imposto e conscientização dos alunos sobre o tema. |
Ação de conscientização, junto com demais associações da região e núcleo de automecânicos, sobre os riscos da serra, imprudência, necessidade de revitalização e nossa carga tributária e sua má utilização. |
Em Mafra:
Exposição de carros sem impostos e Venda de 200 lt de Combustível sem impostos. |
Mobilizar o comercio local há cada venda realizada, pedir aos funcionários que sublinhem no cupom fiscal o quanto é pago de impostos. |
Postagens informativas, com o intuito de levar ao conhecimento da população e conscientizar sobre a ineficiência dos gastos públicos e os impostos pagos em produtos de consumo popular. |
A programação das cidades pode ser acessada neste link.
O Feirão do Imposto é realizado pelo Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc), pelos núcleos de jovens empreendedores das 52 cidades em parceria com as associações empresariais (ACIs). Além disso, o evento também é promovido nacionalmente pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje).