Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

No Mundo da Lua - Sônia Pillon


Sônia Pillon nasceu em Porto Alegre e desde 1996 reside em Jaraguá do Sul. 

Formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto pela Univille, atuou como repórter, editora, redatora e assessora de imprensa,  no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Por mais de 10 anos trabalhou no jornal A Notícia.   

É autora de “Crônicas de Maria e outras tantas – Um olhar sobre Jaraguá do Sul” e “Encontro com a paz e outros contos budistas”, com participação em antologias de contos, crônicas e poesias.

Publica também no blog soniapillon.blogspot.com e na fanpage "Sônia Pillon Escritora". É Presidente de Honra da Seccional Jaraguá do Sul da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC).

....


Veja mais colunas de No Mundo da Lua - Sônia Pillon

A casa de memórias

Sexta, 04 de maio de 2018

A vida nunca é previsível. A gente é que faz tudo para a colocar em um quadrado, confortável, sob o nosso domínio. Mas nem sempre temos o controle. E nossas escolhas também definem nossos rumos. Cada vez que retorno a Porto Alegre, minha cidade natal, uma série de sentimentos afloram à minha mente.

 Tem a saudade dos bons momentos, das grandes e pequenas alegrias. Tem também as memórias de tristezas, dos projetos que não se concretizaram, e da difícil decisão de deixar a terra-mãe, impulsionada pelas oscilações do mercado de trabalho. A grata surpresa foi a calorosa acolhida em solo catarinense.

 A maturidade tem suas vantagens, e uma delas é o aumento da percepção.

 Caminhando pelas ruas do centro da capital gaúcha, fico olhando as pessoas à volta, observando o comportamento das tribos urbanas. O ritmo aumento muito, nas últimas duas décadas.

 No Calçadão da Rua da Praia, onde antes haviam uns poucos hippies, artistas de rua e vendedores ambulantes, hoje a situação se inverteu. Há pouco espaço para os caminhantes apressados, bem mais desconfiados e precavidos com as bolsas e carteiras… Apenas os grandes edifícios estão ali, resistentes à paisagem da selva de pedra.

 Hoje marquei de encontrar a Zaira, uma grande amiga de infância. Estou atrasada. Corro pela Rua Uruguai. Alcanço a Rua da Praia até encontrar minha amiga. Buscamos uma cafeteria no lugar onde, no século passado, sediou a afamada Livraria do Globo. O prédio imponente tem as paredes carregadas de História. Por ali passou Érico Veríssimo, nos tempos da Editora Globo.

 Na cafeteria retrô, painéis reproduzem imagens legendadas dos fundadores. Fragmentos do passado.

 E foi assim, entre fotos de Bertasos e Barcellos que contamos as novidades, falamos dos filhos, da família, do trabalho… Reminiscências e atualidades. De batalhas e de novas lutas em andamento.

 Cai a tarde. É a hora da despedida. Nos abraçamos e combinamos de nos vermos mais vezes. Minha mente é uma casa de memórias. Saio dali agradecida.

 

* Crônica publicada na antologia “Pérolas da ALBSC”, que reúne escritores da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, lançado em 17 de fevereiro de 2018 em Imbituba.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA