Na tarde de quinta-feira, 3, policiais, autoridades e comunidade prestigiaram evento alusivo aos 183 anos da Polícia Militar de Santa Catarina, além de homenagens, entrega de brasões de mérito pessoal e de medalhas por tempo de serviço, promoção de praças. O evento, que aconteceu no quartel do 23º Batalhão de Polícia Militar – BPM de São Bento do Sul, também contou com a entrega de armamentos.
Presente no evento, representando o prefeito Magno Bollmann, o vice-prefeito Marcio Dreveck destacou em seu pronunciamento, o comprometimento dos policiais com a segurança dos cidadãos no dia a dia. “Quero parabenizar a instituição Polícia Militar de Santa Catarina pelos 183 anos, e também parabenizo o 23º Batalhão da PM de São Bento do Sul que completa nove anos neste mês”, disse Marcio.
O vice-prefeito também agradeceu aos policiais pelo belo trabalho que vêm prestando à comunidade, colocando suas vidas em risco para salvar vidas e inibir a criminalidade. “Quero deixar os parabens em especial ao comandante da 12º Região da PM Coronel Amarildo de Assis Alves e o Comandante do 23º BPM Tenente-Coronel Fabiano Dias Perfeito, pelo trabalho realizado frente aos seus órgãos”, completou Dreveck.
Para o comandante Fabiano, a cada dia que se inicia, é retomada a missão de proteger as pessoas em primeiro lugar. “Como o grande mister que assumimos ao ingressarmos em nossa instituição, onde prestamos o compromisso de defender a comunidade mesmo com o risco da própria vida”, disse.
O comandante ressaltou que ainda neste semestre, a Polícia Militar de São Bento do Sul, através da parceria com a prefeitura municipal e projeto do engenheiro Anderson, realizará a licitação para construção do canil setorial, uma obra que servirá de referência e trará um ganho de qualidade na prestação de nossos serviços. Os projetos e todos os memoriais já estão em análise na prefeitura municipal. Fabiano também destacou a parceria junto ao Ministério Público e Poder Judiciário em São Bento do Sul e Rio Negrinho.
O evento ainda contou com a presença dos alunos do PROERD da Escola de Educação Básica São Bento que juntamente com a banda de música do 5º Regimento de Carros de Combate, sob a regência do 2º Sargento Erickson, da cidade de Rio Negro prestigiam e abrilhantam o evento.
Em 2017 a polícia militar atendeu 7.945 ocorrências na cidade de São Bento do Sul, uma redução de 12% em relação a 2016, muitas dessas ocorrências não são típicas de polícia, porém o cidadão comum tem a polícia militar como o primeiro socorro que surge para seus problemas, alguém a que recorre e sabe que será atendido. Atendemos 296 ocorrências de consumo e tráfico de drogas. Reduzimos em 68% as ocorrências de furto de veículo e 13,5% as ocorrências de roubo em nossa cidade. Fechamos o ano de 2017 com 6,46 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, enquanto Santa Catarina possui uma média de 16,44 e o país 28,9 homicídios por grupo de 100 mil habitantes respectivamente.
“Esses números não são obra do acaso. São resultados de diversas operações, inúmeras horas de análises de inteligência e planejamento, além de muita dedicação e persistência de nossos policiais militares”, concluiu Fabiano Dias Perfeito.