O Programa Produtor de Água do Rio Vermelho garante o abastecimento de água para o município. Através dele, proprietários de terras do manancial inscritos no Pagamento por Serviço Ambiental, recebem anualmente um valor financeiro equiparado com o valor ambiental, das ações desenvolvidas na propriedade.
O Comitê Gestor do PSA, na coordenação de Paulo Schwirkowski, elaborou um cronograma de visitas nas propriedades, distribuídas nos meses de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro.
A primeira visita contou com a presença de Paulo Schwirkowski, Ricardo Gonzalez Frontana e Marcelo Hübel. “Com base na verificação de cada área é possível conferir as metas assumidas pelos proprietários, situação que pode melhorar a pontuação e melhorar o rendimento financeiro. As visitas são uma oportunidade de maior aproximação e relacionamento, permitindo uma boa troca de experiências e reforça os princípios norteadores do programa”, explicou o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.
O comitê é formado por membros do COMDEMA, COMFLORESTA, Comitê do Itapocu, Consórcio Intermunicipal Quiriri, EPAGRI, Fundação Grupo Boticário, Proprietários, SDS, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Planejamento e Urbanismo, SAMAE, UDESC e URVE.