Nesta terça-feira (3) ocorreu, no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, o lançamento da 12ª edição do Programa Oratória nas Escolas, realizado pela JCI São Bento do Sul. O evento contou com a presença do prefeito em exercício, Márcio Dreveck, da secretária de Educação, Rosemari Strack Cândido, e representantes de escolas municipais, estaduais e particulares.
O coordenador da edição do Programa Oratória nas Escolas, Luiz Vanderlei Gomes, iniciou o evento apresentando as ações realizadas pelo programa nos anos anteriores. Entre os números demonstrados estava a participação de alunos e escolas durante as 11 edições. Um dos exemplos foi em 2017, quando 300 alunos de 22 escolas foram capacitados. “Também tivemos, em 2013 e 2016, alunos campeões nacionais. Durante as edições do programa, mais de 20 escolas foram envolvidas e mais de dois mil alunos receberam treinamentos”, disse.
Luiz apresentou ainda o tema que será abordado neste ano. A etapa municipal terá o tema “Como os avanços tecnológicos podem auxiliar no ensino”. Já as etapas regional e nacional o tema será “Hanseníase: a informação é o caminho para a cura”. “Encaminhamos o convite para 17 escolas municipais, sete estaduais e cinco particulares. Podem participar alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e contamos com o apoio de vocês, diretores e coordenadores, para esse suporte”, comentou o coordenador.
O calendário da etapa municipal também foi apresentando, onde a redação e seleção de alunos acontecerá entre os dias 4 de abril a 16 de maio. Já as finais nas escolas será entre os dias 17 de maio e 1º de junho. “As etapas semifinais serão dias 21 e 22 de junho, nos mesmos moldes dos anos anteriores. A final municipal está marcada para dia 29 de junho e as etapas regional no dia 4 de agosto, em Curitiba, e a nacional para outubro, em Curitiba”, explicou Luiz.
A premiação na fase municipal será um notebook para o primeiro e segundo lugares, e um tablet para o terceiro lugar. “Independente do resultado, nosso objetivo principal é o desenvolvimento dos alunos, pois a evolução deles é surpreendente”, falou o coordenador.
“O Programa Oratória nas Escolas oferece aos alunos uma oportunidade de pensar, de se inteirarem com os assuntos atuais, e o tema escolhido para este ano demonstra isso. A tecnologia está presente cada vez mais nas nossas vidas. Mas, devemos ter em mente que ela vem para auxiliar, não para nos dominar. É preciso utilizar este recurso com coerência e inteligência”, disse o prefeito em exercício, Márcio Dreveck.