Trabalho da equipe do Grupo de Resgate em Montanha (Foto: GRM/ Divulgação)
Pouco antes das 10h desta segunda-feira (2), a equipe do Grupo de Resgate em Montanha (GRM), ligado à Defesa Civil, localizou os três homens que estavam perdidos nas montanhas do Monte Crista, em Garuva, no Norte do estado. Eles estavam bem, apesar de desidratados e famintos.
Os três começaram a travessia na quinta-feira (29) e a ideia era concluir o percurso no domingo (1º). As vítimas informaram por telefone à GRM no domingo que estavam sem água e sem comida, a cerca de oito a nove quilômetros dentro da trilha, o que equivale a ao menos seis horas de caminhada para chegar até a área.
O local possui uma das montanhas mais altas da região Norte do Estado e atrai muitos turistas e aventureiros. O acesso ao morro é por estrada de terra e são aproximadamente dez quilômetros para chegar a 1.000 metros acima do nível do mar.
Na manhã desta segunda (2), inicialmente, a equipe de resgate fez contato sonoro com as vítimas, usando um apito. O enfermeiro do GRM avaliou os três e concluiu que, apesar da desidratação e fome, estavam todos bem.
Depois que estiverem alimentados e hidratados, eles serão retirados do local. Conforme o GRM, os três sairão caminhando pela trilha. A previsão é de que cheguem ao trevo da cidade entre 14 e 15h desta segunda.
Conforme o GRM, o resgate levou quase 5h para chegar onde estavam as vítimas. A previsão é de que o retorno demore mais do que isso.Como os três homens estão com mochilas cargueiras, a caminhada pode se dar com mais lentidão.
Fonte G1