Formado no início do mês de março, o Conselho da Comunidade de Rio Negrinho tem a função de ressocializar presos e auxiliar aos seus familiares, propiciando um retorno digno à comunidade. Algumas ações iniciais de planejamento já foram realizadas e nesta semana, a presidente do Conselho Eliete da Cruz, e sua vice Ione Margareth Uhlig estiveram reunidas com o prefeito Julio Ronconi e a secretária de Assistência Social Giseli Ruckl Anton com o objetivo de estreitar parcerias e apoio técnico da Prefeitura ao conselho.
Conforme explicou a presidente do Conselho, a função é servir de apoio, seja no cumprimento de penas alternativas, ou na ressocialização dos detentos. “Temos hoje em torno de 55% de reincidência dos presos. É um número muito alto”, reconheceu Eliete, destacando ainda que cerca de 79% dos crimes estão relacionados ao envolvimento com as drogas.
Para Julio, a Prefeitura de Rio Negrinho é parceira no projeto, e o apoiará dentro das possibilidades para que seja reduzida a reincidência de crimes. "Todos temos uma segunda chance e todos temos que dar uma segunda chance", enfatizou ele.