Nesta quinta-feira, 22 de março, data em que se comemora o Dia da Água, mais uma edição do SOS Rio Limpo foi realizada no município.
O SOS Rio Limpo é realizado através da parceria entre Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Samae, Defesa Civil, Secretaria de Educação, Secretaria de obras e Polícia Militar Ambiental.
Os trabalhos iniciaram logo cedo, quando os representantes do Meio Ambiente, biólogo Marcelo Hübl juntamente com Ricardo Gonzales Frontana, e do Samae, Pedro Streit e Juliano Vieira Lemos desceram o barco até o rio para a coleta de lixo.
Na sequência, representantes da Defesa Civil também participaram do trabalho de limpeza ao longo do rio Banhados.
Já em terra, o prefeito interino Márcio Dreveck acompanhou a equipe que realizou panfletagem com material educativo pelas casas da região.
Participaram desta panfletagem o Cabo Freiberger e a Sargento Josiane da Polícia Militar Ambiental; Angelita dos Santos Nogueira do Meio Ambiente; a secretária de Educação Rosemari Strack Cândido, Celina Cieslinsky Cordeiro, Nadia Rejane de Borba, gestora da EBM Emílio Engel, e os alunos participantes do Programa Protetor Ambiental - Proa, Cezar A.S. Moreira, Raíne Bayerl, Ariely T. Moreira, Juliana Schogl, Karoline Bello Rank, Claudemiro Gomes Júnior e Breno C. Hartmann, e o vereador Claudiomar Wotroba.
Sobre a importância de se realizar o SOS Rio Limpo, o prefeito interino Márcio Dreveck disse que o programa exerce uma função importantíssima na sociedade, que é conscientização. "O SOS Rio Limpo é super importante para que possamos conscientizar a comunidade que ainda não despertou para a importância de questões ambientais. Manter nossos rios limpos, não poluir o meio ambiente, e ter a consciência da importância que a água tem para a vida de todos é fundamental. É por isso que este programa tem todas estas parcerias e é um sucesso", disse.
Dentre os materiais recolhidos ao longo do rio Banhados, o biólogo Marcelo Hübl relatou o seguinte: pneus de carro e bicicleta, lona plástica, lona de caminhão, sacolas, garrafas de vidro e plástico, pedaço de fogão, bicicleta de criança, moto de criança, latas de tinta e conservas, latas com tinta, tapetes, blusas, jaqueta, sapatos, ferro em barra, grade de ferro, cano, banco de carro, pedaços de móveis, telhas de amianto, mangueiras, fio elétrico, arame, caixa de amianto, copos, embalagens plásticas, carpete, cerca de tela, gangorra de parquinho, colchão, cadeiras de ferro e madeira, partes de motocicleta, peças de carro, tampa de porta-malas, pára barro de caminhão, dentre outros.
"Nós encontramos muito entulho no leito e margens do rio. Isso demonstra que precisamos trabalhar ainda mais a conscientização das pessoas para que atitudes como essa de jogar qualquer entulho em um rio deixem de ocorrer", falou Marcelo Hübl.
No total, aproximadamente 3 metros cúbicos de entulhos foram recolhidos e carregados pela Secretaria de Obras para a correta destinação.