“Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor” (Jr 17, 5-10).
Nós, seres humanos, precisamos de relacionamentos humanos, eles são importantíssimos para a nossa vida. São dos relacionamentos humanos que nascem os “enamorados” e, é deles que surgem o amor e nesse brotam as nossas famílias, o casamento, a união do homem e da mulher.
Dos relacionamentos é que surgem belas e importantes amizades. Ninguém pode ser sozinho nesta vida e todos nós precisamos nos relacionar; é preciso apenas ter prudência e saber separar as coisas e colocar cada uma em seu devido lugar.
Todo exagero, toda amizade demasiada, todo amor que não tem medida, tornam-se um “sufoco” para a nossa vida. E isso nos prejudica, porque, aquilo que nos sufoca pode nos matar; pode matar os nossos relacionamentos e algo que era para ser belo, se destrói, pois, na verdade, não tenho uma”poda”, uma direção.
A primeira coisa é que não podemos amar a ninguém, mais do que amamos a Deus. Ele é o grande amor da nossa vida, nosso grande amigo, nosso suporte, nosso apoio, nossa direção, é n’Ele que deve estar o nosso coração e a confiança de toda a nossa vida.
Coloque no Senhor a sua confiança, e a segurança de que é Ele que vai direcionar o seu coração, inclusive nos relacionamentos que nós devemos ter, por exemplo, no relacionamento familiar, no amor do marido para com a esposa e vice-versa, nas amizades que nós construímos; e não deixe que ninguém ocupe o lugar de Deus no seu coração.
Enquanto Deus for o maior amor, o primeiro amor e Aquele que direciona o seu coração, então, os outros amores da vida serão conduzidos, iluminados e direcionados pelo amor de Deus, dessa forma, não iremos nos decepcionar tanto, cair tanto e passar por tormentos que muitas vezes passamos.
A segunda coisa importante é que nenhum relacionamento pode nos afastar de Deus e não podemos permitir que ninguém nos afaste d’Ele. As vezes criamos relacionamentos onde aquela pessoa é tudo para nós, ou seja, só escuto, falo e fico o tempo inteiro com ela; e isso me prende, me aperta e o pior, muitas vezes nos afastam de Deus.
A maldição está aí: confiar em outra pessoa e deixar que esse relacionamento nos afaste do amor a Deus; Daquele que, de verdade, cuida de mim.
Boas amizades? Sim. Mas, jamais amizades demasiadas e, sobretudo, aquelas que não nos conduz para mais perto do Senhor.
Deus abençoe você!