Na manhã de segunda-feira, 107 jovens participaram da cerimônia de juramento à Bandeira e dispensa do Serviço Militar. O ato foi realizado no Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio de Pádua, e foi coordenado pelo Exército, contando ainda com a presença do prefeito Julio Ronconi e do secretário da Junta Militar de Rio Negrinho, Jaime Junkes.
Durante a solenidade, Julio falou da importância do juramento, mas ressaltou que não é que os jovens não servirão ao Exército, que não possuem deveres para com a Pátria. “Todos temos uma grande responsabilidade para com o próximo. Devemos sempre prezar pelo que é certo, pelo justo, e assim teremos uma nação cada vez melhor”, observou ele. “ E o juramento à Bandeira é um ato de cidadania e compromisso que deve ser sempre lembrado pelo cidadão, mesmo após a dispensa do serviço militar”, pontuou Julio.
Com a dispensa, os jovens ficam “em dia” com as obrigações militares. A possibilidade de ingressarem novamente ao Exército Brasileiro é mediante concurso público.
Alistamento Online
Segue aberto em todo o país o período de realização do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino e que completam 18 anos neste ano. O alistamento para moradores de Rio Negrinho pode ser feito tanto presencialmente na Junta de Serviço Militar ou pela internet, pelo site www.alistamento.eb.mil.br. Os rapazes devem realizar o procedimento até 30 de junho.
Os documentos necessários para efetivação do alistamento são certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3x4 recente.
Após o alistamento, será anotado ou anexado no verso do Certificado de Alistamento Militar a data de retorno à Junta, para que o jovem possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa. Como o alistamento é obrigatório, sem ele o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades.
Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. Todo ano, cerca de dois milhões de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 200 mil são incorporados às Forças Armadas.