A manhã de terça-feira, 27, foi marcada pela inauguração da Sala do Empreendedor, um espaço voltado a micro e pequenas empresas para sanar diversas dúvidas na hora de abrir uma empresa. A apresentação da Sala foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Adelino Denk, que destacou a importância do espaço para o microempreendedor individual de São Bento do Sul. Participaram da cerimônia, o prefeito Magno Bollmann, o vice Márcio Dreveck, secretários municipais, representantes de agências bancárias, de associações empresariais, entidades e comunidade em geral.
A Sala do Empreendedor faz parte do projeto “São Bento Empreendedor”, que estabelece metas a serem alcançadas no município para os próximos anos. “O objetivo é desburocratizar a abertura de empresas, permitindo que as pessoas iniciem seus empreendimentos sem dúvidas quanto aos processos de abertura do MEI”, comentou Adelino. “Todas as ações são acompanhadas pelas secretarias municipais, além do prefeito e vice-prefeito”, completou.
Desde o início de seu funcionamento, a Sala do Empreendedor já fez 24 atendimentos de orientações sobre formalização do MEI. Outras 27 pessoas aguardando documentos para consulta de viabilidade, 11 aguardam consulta de viabilidade. Quatro deram baixa no MEI (fechamento da empresa). Além disso, a Sala já formalizou um MEI, da empreendedora Catarina Bertonceli, que recebeu o certificado durante a inauguração do espaço.
O prefeito Magno Bollmann parabenizou a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico pela iniciativa. “A partir desta Sala, poderemos auxiliar todos aqueles que têm uma iniciativa, a obterem orientações para a abertura de novas empresas”, destacou. O prefeito lembrou que Santa Catarina é o estado que mais gerou empregos. “Enquanto o Rio de Janeiro perdeu 92 mil empregos, nós criamos quase 30 mil empregos. São pequenas iniciativas, mas que têm feito grande diferença na sociedade, principalmente para os municípios”, acrescentou Magno. “A Sala do Empreendedor se resume em um espaço para dar motivação ao microempreendedor na hora de abrir sua empresa”, completou.
Para o coordenador do Sebrae em São Bento do Sul, Luiz Carlos da Silva, São Bento do Sul possui um ambiente favorável no quesito de empreendedorismo, pois tem um povo trabalhador, pessoas que fazem a diferença no empreendedorismo. “A Sala do Empreendedor é muito importante para fortalecer a criação de novas empresas no município. Com as orientações passadas através da Sala, as chances de uma empresa se fechar se reduz consideravelmente, pois o empreendedor está sendo preparado para enfrentar todos os desafios de início do empreendimento”, comentou. Faz parte da equipe da Sala do Empreendedor, a Regina Koffke Ferreira de Lima, que é a responsável pelo atendimento na Sala e a coordenadora Édina Weber.
- Informações para a abertura de empresas
- Formalização de microempreendedores individuais (MEI)
- Auxílio na impressão da guia DAS do microempreendedor individual
- Auxílio na elaboração da declaração do MEI
- Apoio, divulgação e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas do município nas compras governamentais
- Orientação e auxílio na parte burocrática e documental para processos licitatórios
- Cursos, capacitações e consultorias
- Dentre outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios