Com o objetivo de facilitar o acesso ao turismo de São Bento do Sul, através do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo voltou a se reunir com o consultor do Sebrae, Carlos Cappelini. Durante o encontro, que ocorreu na segunda-feira, 19, o consultor apresentou um documento digital com o mapa conceitual do turismo regional, com o objetivo de detectar ações que possam promover um desenvolvimento sustentável.
O documento é o resultado de um trabalho desenvolvido por meio de parceria entre Prefeitura, Acisbs e Sebrae, que teve início em junho de 2017 e que finaliza com a entrega do Plano no dia 7 de março. Apesar de o processo ter sido organizado pelo Sebrae, teve a participação efetiva da comunidade e do Poder Público. O mapa apresenta os espaços turísticos de São Bento do Sul e região, elencando as principais atrações e rotas turísticas, desde recantos e parques a bares, lanchonetes, restaurantes, entre outros.
De acordo com Cappelini, através desta ação, é possível perceber a necessidade de recursos financeiros e estruturais para o turismo na região, visando se tornar referência com um destino turístico integrado e sustentável. “Não podemos taxar São Bento do Sul apenas como um destino de cultura, ecoturismo ou apenas de compras e aspectos rurais. O destino é extremamente diversificado e é isso que temos que atingir”, comenta Carlos.
Para alcançar o turismo sustentável foram criadas 97 ações que serão executadas pelo município em parceria com a associação empresarial e comunidade. Junto ao documento digital, o Sebrae também está preparando um aplicativo que servirá para monitorar a execução de todas estas ações. "Todo o trabalho que está sendo realizado não é para o município de São Bento do Sul, ou Corupá, Rio Negrinho ou Campo Alegre. Não é para uma prefeitura ou outra. Este trabalho para a criação de um Plano Regional de Turismo é para a comunidade de nossa região", disse.
Participaram do encontro, o secretário de Desenvolvimento Adelino Denk, a chefe de Gabinete Nilva Larsen Holz, o vice-prefeito Márcio Dreveck, a diretora de Turismo Luiza da Silva e representando a Acisbs, Rafael Celeski e o presidente Jonathan Roger Linzmeyer. Ainda na segunda-feira, Cappelini fez uma explanação sobre o Plano na Câmara Municipal.
O vice-prefeito Márcio Dreveck destacou a importância do trabalho para o desenvolvimento sustentável da região. “Temos muito para avançar no turismo regional. Nossa região é de uma natureza rica, cabe a nós explorarmos de maneira correta e organizada para que possamos colher os frutos desse trabalho que envolve não somente o Poder Público, mas o setor privado e a comunidade”, destacou o vice-prefeito.
CURIOSIDADE
Segundo o consultor, o turismo hoje representa aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto – PIB mundial. E 10% de todos os empregos, movimentando R$ 1,2 bilhão de viagens internacionais por ano.