"Este é um momento ímpar para São Bento do Sul". Foi com esta frase que o secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Claudio Schuves resumiu o momento da assinatura do contrato para elaboração do plano de outorga para a concessão de transporte coletivo urbano no município, paralelo ao andamento dos trabalhos para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de São Bento do Sul.
Foi na manhã desta quarta-feira (17) que o secretário Luiz Claudio Schuves recebeu o diretor da empresa URBTEC - Planejamento, Engenharia e Consultoria, Gustavo Taniguchi, empresa esta vencedora da licitação, para a assinatura do contrato.
Os trabalhos terão início no dia 5 de fevereiro e o prazo estabelecido para conclusão é de seis meses.
Atual sistema de transporte
O atual sistema de transporte coletivo urbano de passageiros do Município de São Bento do Sul funciona há 20 anos sob regime de concessão de serviço público, cujo prazo de vigência do contrato encontra-se prorrogado em caráter emergencial de modo a se evitar prejuízos à população são-bentense, estimada hoje em 80.000 habitantes.
As linhas urbanas de transporte coletivo percorreram em média 278.865 Km/mês e transportaram uma média 332.114 passageiros/mês no ano de 2016, sendo que destes somente 238.763 foram passageiros pagantes, os demais gozaram de descontos ou gratuidade garantida por Lei.
Plano de outorga
O plano de outorga definirá as diretrizes para a contratação de um Termo de Referência para contratação através de processo licitatório do Serviço de Transporte Público Coletivo Urbano de Passageiros no Município.
Diversas especificações serão elencadas como por exemplo:
Itinerários a serem previstos
Previsão da frota de veículos
Metodologia e levantamentos
Preço da tarifa
Previsão de isenções
Especificação da frota
Obrigações a serem previstas para concessionária
Conforme Schuves: "Iniciaremos um grande trabalho no município. Até o final do ano teremos condições de estabelecer o edital para a licitação para a concessão do transporte coletivo urbano em São Bento de forma técnica e profissional para proporcionar à população um moderno sistema de transporte coletivo", disse.