No ano de 2017, foram realizadas inúmeras atividades na Associação Empresarial de Rio Negrinho. Com base no planejamento estratégico da gestão que segue até 2019, vários temas foram fortalecidos. A entidade realizou encontros e buscou estar sempre próxima da gestão pública, visando levar as solicitações da classe empresarial por meio do diálogo e da construção de propostas.
Entre os temas trabalhados, a melhoria do ambiente empresarial, com ações do programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC - no qual sua implantação iniciou em fevereiro deste ano, englobou procedimentos com o objetivo de instituir um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município.
O crescimento empresarial em conjunto foi outro destaque, por meio do trabalho realizado entre os núcleos setoriais, multissetoriais e temáticos. Com o apoio do consultor, diversas visitas técnicas foram realizadas, palestras, capacitações, geração de negócios, troca de experiências, fortalecimento do empreendedorismo entre os grupos e busca de soluções em conjunto. A Semana dos Núcleos ocorrida em agosto obteve a participação 1.470 pessoas.
A participação ativa nos 34 Conselhos Municipais amplia ainda mais a representatividade da Acirne em inúmeras esferas que impactam diretamente o andamento de processos em Rio Negrinho, seja por meio da presidência ou diretores, podendo assim contribuir com assuntos e atividades de interesse da classe empresarial e comunidade.
A Acirne busca proporcionar aos seus associados benefícios empresariais como forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável das empresas e potencializar ainda mais os resultados. O Café com Conhecimento, evento já consolidado e ocorrido a cada três meses, é uma forma de oportunizar o encontro entre os associados, discutindo um tema em destaque no momento, gerando conhecimento, agregado ao networking, e homenagear assim as empresas aniversariantes no período. O incentivo a cursos, capacitação de mão de obra e a própria Incubadora Tecnológica – RINETEC, que presta suporte a empreendimentos de base tecnológica visando estímulo e apoio na criação, desenvolvimento, consolidação e interação com o meio empresarial e científico, também são questões trabalhadas pela entidade.
A presidente da Acirne, Eliete Adriani da Cruz, avalia as ações desenvolvidas ao longo de 2017. “O programa DEL tem o principal objetivo reunir os interesses econômicos e sociais e com o apoio do voluntariado através de Câmaras Técnicas, pensar Rio Negrinho a curto, médio e longo prazo em um horizonte de 20 anos, com propostas que nossos antecessores já cultuavam. E assim fazer a comunidade se pertencer cada vez mais, participar ativamente, buscar aprofundar-se nas causas, nos produtos, nos serviços, nas cobranças e em tudo que possa concentrar a constante melhoria. Foram inúmeras ações realizadas na entidade ao longo do ano, com os nossos associados, nucleados e agradeço imensamente a participação de todos”, destaca.
O Conselho da Comunidade criado em novembro deste ano vem para contribuir na efetividade do cumprimento da pena, auxiliando o apenado e seus familiares, bem como servindo de um referencial ao egresso quando deixa o sistema prisional. O Conselho que é formado por várias instituições incluindo a Acirne, quer buscar soluções juntamente com outros órgãos, visando a prevenção e reinserção social.
Representatividade regional
Neste ano, representantes de Rio Negrinho participaram e assumiram cargos, reforçando o trabalho frente ao associativismo e em prol da região. Pertencendo a diretoria da Facisc, Mario Sergio Zilli Bacic, reassumiu como Vice-Presidente de Sustentabilidade. Já Altair Ruthes assumiu o cargo de Vice-Presidente Regional, no qual oferece apoio a todas as Associações Empresariais do Planalto Norte. E no Conselho da Mulher Empresária (CEME), Casciane Antunes, assumiu como Vice-Coordenadora Regional Planalto Norte, destacando o crescimento e posicionamento da mulher no mercado de trabalho e em cargos de liderança.
Com 215 associados e diversas ações realizadas ao longo do ano, encontros empresariais, eventos de negócios, reuniões, visitas técnicas, palestras, a Associação continua com um intenso trabalho de desenvolver atividades para estimular o crescimento empresarial. E em 2018, a Acirne completará 40 anos, fomentando, representando e defendendo os interesses econômicos e sociais da comunidade rionegrinhense, ampliando ainda mais as práticas associativistas