Os trabalhos de manutenção e revitalização de iluminação pública são constantes no município.
"Uma preocupação sempre foi proporcionar segurança aos pedestres e usuários das vias, pois uma iluminação de qualidade faz toda a diferença". Com essas palavras que o vice-prefeito e secretário de Obras Márcio Dreveck destacou a importância de se manter o serviço de manutenção da iluminação pública em dia.
E na manhã de hoje (18), Dreveck esteve juntamente com o vereador Claudiomar Wotroba acompanhando os trabalhos de revitalização da iluminação ao longo do passeio na Rua Conrado Liebl, no bairro Serra Alta.
A revitalização foi uma indicação do vereador na Câmara Municipal, e que iniciou na manhã de hoje.
No total, 57 luminárias estampadas que ainda utilizam as lâmpadas de mercúrio ou vapor de sódio serão substituídas por luminárias integradas no padrão Celesc, todas com lâmpadas de vapor metálico.
Só para fazer um comparativo, as lâmpadas de mercúrio ou vapor de sódio tem de 70 a 80 watts, e as novas lâmpadas de vapor metálico tem 150 watts, ou seja, uma luminosidade muito superior, proporcionando maior segurança e beleza ao trecho revitalizado.
Além de melhores lâmpadas, o material utilizado também conta com acabamento muito superior, pois todas as hastes das luminárias receberam pintura epóxi, o que garante maior vida útil às peças.
"Nós estamos revitalizando a iluminação desde o final da Rua Otto Eduardo Lepper até a esquina da rua Conrado Liebl com a BR-280, proporcionando melhores condições aos pedestres que utilizam o passeio da Conrado Liebl", explicou Dreveck.
Como a construção da calçada de passeio ao longo da Rua Conrado Liebl foi concluída neste ano, o que estava faltando no trecho era exatamente uma iluminação de melhor qualidade, para proporcionar melhores condições de passeio aos pedestres que costumam caminhar durante a noite ao longo dos aproximadamente 2,5 km do trecho.
Balanço
Dreveck destacou que 2017 foi um ano de muito trabalho na manutenção da iluminação pública.
Segundo relatório dos dados foi atendido 1616 protocolos em 2017.
Foram trocadas 2116 lâmpadas; implantadas 41 novas luminárias, e substituídas e modernizadas mais 75 unidades.
"Foi um ano de muito trabalho e para 2018 já estamos avaliando a modernização do sistema de iluminação pública com a utilização de lâmpadas de led. O custo é elevado, mas os investimentos se pagam com a durabilidade e qualidade que os equipamentos proporcionam. Iremos avaliar com muita atenção esta possibilidade de modernização", concluiu Dreveck.