Duas formaturas marcam o encerramento, neste ano, do Projeto Detru Educa. A primeira solenidade ocorreu na sexta-feira à noite (24), para alunos das Escolas Básicas Municipais Prefeito Henrique Schwarz e Professora Aracy Hansen. Na quinta-feira (30) será a vez dos estudantes da EBM Professora Lúcia Tschoeke receberem seus certificados.
Alunos, familiares, autoridades e profissionais da Educação participaram, sexta-feira à noite (24), no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, da primeira formatura do Projeto Detru Educa. 58 estudantes receberam seus certificados de conclusão do curso.
Antes da entrega dos certificados, um vídeo institucional do projeto foi apresentado e o aluno da EBM Prefeito Henrique Schwarz, Guilherme Arnold, leu um registro de como foi o aprendizado durante a formação do Detru Educa. A noite também foi marcada pela apresentação musical das alunas da EBM Prefeito Henrique Schwarz, Iohana Lintzmeyer e Sabrina Martins Beuren.
O vice-prefeito Márcio Dreveck destacou que, com a formatura, mais uma semente foi plantada nos jovens que têm muito a contribuir com o trânsito. “Nossa vida está muito agitada. Queremos fazer muitas coisas ao mesmo tempo e isso, no trânsito, tem consequências, muitas vezes, negativas. Com este projeto, tenho certeza que nascem motoristas mais conscientes e respeitosos”, comentou.
Márcio falou ainda que a questão trânsito vai muito além do deslocamento, necessitando o planejamento para o futuro. “A Prefeitura está construindo um Plano de Mobilidade Urbana. Os trabalhos se concentram na coleta de dados sobre as ruas mais movimentadas, o número de veículos, entre outras informações. Tudo isso para um planejamento para dar maior fluidez e segurança no trânsito”, disse.
A diretora de ensino, Adriana Piekarski, iniciou seu pronunciamento agradecendo aos participantes e apoiadores do Projeto Detru Educa. “Em nome da Secretaria de Educação, agradecemos a todos os envolvidos. Nosso objetivo é sensibilizar as crianças sobre a necessidade de adoção de medidas preventivas no trânsito e temos a certeza que este objetivo foi alcançado”, disse.
“O desafio do Projeto Detru Educa foi grande, mas o resultado é positivo. É desafiador repassar aos estudantes, de forma didática, a responsabilidade que precisa ter no trânsito. A maioria dos acidentes ocorre por imprudência dos motoristas. É preciso mais consciência e responsabilidade. E é isso que buscamos com este projeto. Formar futuros motoristas responsáveis”, comentou o diretor do Detru, Marcio do Prado Lima.
Na quinta-feira (30) a formatura ocorre no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, às 19 horas.
Projeto - O Detru Educa atendeu 120 estudantes dos 6º anos da EBMs Aracy Hansen, Henrique Schwarz e Professora Lúcia Tschoeke. Desenvolvido pelo Departamento de Trânsito Urbano, em parceria com a Secretaria de Educação, o projeto tem como objetivo repassar informações quanto às normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro e dicas de comportamento que proporcionem segurança no trânsito.
O projeto contemplou 10 encontros de 48 minutos cada, onde os alunos participaram de aulas teórica e prática. Em sala de aula, os estudantes receberam orientações sobre sinalização básica, comportamento de pedestres e condutores, elementos de trânsito como lombadas, ciclovias e ciclofaixas, entre outros.
Após o conteúdo aplicado, os participantes foram à campo observar as atitudes positivas e negativas dos condutores e pedestres e, com isso, desenvolveram estatísticas e construíram uma maquete para apresentação na escola.