O terceiro domingo de novembro é lembrado, em todo o mundo, como o Dia em Memória das Vítimas de Trânsito. Em São Bento do Sul, ações educativas foram programadas nesta sexta-feira (17) e domingo (19), pelo Departamento de Trânsito Urbano.
A programação iniciou nesta sexta-feira (17), com blitzes educativas no semáforo da Rua Barão do Rio Branco, em frente à escadaria da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria. Pela manhã, com o apoio da Polícia Militar e dos agentes de trânsito, alunos do Colégio Bom Jesus, participantes do Projeto Bom de Trânsito, distribuíram panfletos com orientações de segurança no trânsito.
Já na parte da tarde foi a vez dos estudantes da EBM Prefeito Henrique Schwarz, dos Projetos Aluno Guia e do Detru Educa, participarem da ação de panfletagem para motoristas e pedestres.
Simulação – Ainda na parte da tarde, uma simulação de resgate de acidente de trânsito chamou a atenção das pessoas e motoristas que passavam pela Travessa José Zipperer, lateral da Praça Getúlio Vargas.
Durante a ação, um veículo foi utilizado para simular um acidente. Dentro dele estava uma vítima que necessitou do resgate do Corpo de Bombeiros. Atendendo ao chamado, o caminhão de resgate e a ambulância se dirigiram ao local e os bombeiros iniciaram os trabalhos de atendimento à vítima.
O atendimento iniciou com a mobilização e retirada da vítima, que ficou presa às ferragens. Para isso, equipamentos para o corte da lataria do veículo foram utilizados. Após a retirada da vítima, os bombeiros realizaram os demais procedimentos de mobilização e transporte à ambulância para, em seguida, ao hospital. Toda a simulação foi narrada pelo Tenente Edmilson Duffeck, Comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de São Bento do Sul.
A programação desta sexta-feira contou com o apoio dos agentes de trânsito, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros.
Participação – O prefeito Magno Bollmann participou da ação de panfletagem e destacou a importância da conscientização das pessoas. “Essa simulação serve para nos impactar e sensibilizar. Precisamos ter mais consciência. Respeitar as regras de trânsito. As consequências que ocorrem quando não há responsabilidade”, disse.
“O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito tem o intuito de confortar e fazer com que nos unimos para a conscientização sobre os riscos e cuidados necessários no trânsito. As fatalidades podem ser evitadas pelos condutores se agirem com prudência e responsabilidade”, destacou o diretor do Detru, Marcio do Prado Lima.
Domingo – A programação encerra neste domingo (19) com uma caminhada pelas ruas centrais. A concentração está marcada para às 9 horas, em frente à Prefeitura.