www.facebook.com/jornalevolucaosbs
Equipe da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente foi acionada nesta quarta-feira (15), para capturar um cachorro-do-mato adulto, no Centro de Jaraguá do Sul. Nesta quinta-feira (16), ele foi solto em área afastada do perímetro urbano, na região do Manso, em Santa Luzia.
Segundo informou o biólogo Christian Raboch Lempek, o cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) estava morando havia alguns dias num terreno baldio, na Rua Waldemar Lessmann, nas proximidades de uma verdureira localizada na Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, e se alimentava de restos encontrados em sacos de lixos na vizinhança, que rasgava durante a noite. “Não se sabe exatamente da onde ele veio, mas possivelmente do Boa Vista, pois apesar de eles tolerarem a presença humana, geralmente habitam florestadas”, explicou o biólogo.
Ainda segundo Lempek, essa espécie possui hábito noturno e crepuscular, costuma ser solitário, mas pode ocorrer em pares ou pequenos grupos familiares. Se alimenta de frutos, pequenos vertebrados, insetos, crustáceos e peixes, além de carniça. “Só recolhemos o animal porque ele geralmente ocorre em áreas florestadas e estava causando problemas na vizinhança. A Fujama só resgata animais silvestres quando estes podem causar algum dano direto ao munícipe ou o animal está em risco iminente”, finaliza o biólogo.