Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

'Mamografia não é urgência', diz secretário de saúde de SC após aparelho para exame quebrar em hospi

Quarta, 15 de novembro de 2017

 

Equipamento que digitaliza imagens para mamografia e raio-x quebrou no fim de outubro e não tem data para voltar a operar.


 

Secretário da Saúde fala da fila do SUS e sobre equipamento quebrado em hospital de Lages

Secretário da Saúde fala da fila do SUS e sobre equipamento quebrado em hospital de Lages

 

Suspensos desde o fim de outubro, quando um equipamento que digitaliza imagens estragou, os exames de mamografia e raio-X de pacientes eletivos do Hospital Tereza Ramos em Lages, na Serra catarinense, não têm data para serem normalizados, como mostrou o Bom Dia Santa Catarina desta quarta-feira (15).

“Mamografia não é urgência. Alguns outros exames, às vezes, são, como tomografia. Nós vamos priorizar sempre os aparelhos que forem realizar exames de mais urgência, mas não deixa de ser preocupação para nós”, comentou o secretário da saúde do estado Vicente Caropreso.

Apenas exames de casos de emergência e de pacientes já internados no hospital estão sendo realizados e revelados pelo Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, outra unidade de saúde de Lages.

câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. A doença também pode atingir homens, mas apenas 1% dos casos da doença correspondem a eles.

Um estudo realizado durante 14 anos pela equipe médica do Hospital do Câncer de Barretos (SP) revelou que a taxa de mortalidade entre mulheres por câncer de mama e por câncer de colo de útero caiu 42,85% e 34,88%, respectivamente, devido ao diagnóstico precoce através de exames preventivos. Contudo, o levantamento também apontou um aumento na detecção dos casos.

 

Diagnóstico precoce

 

avaliação precoce é considerada pelos médicos o principal fator de sucesso no tratamento contra o câncer – de qualquer tipo.

Um diagnóstico eficaz, no entanto, depende de uma rede de saúde capaz de amparar essas mulheres em todas as necessidades, desde os exames de rotina às terapias intensivas. “Vivemos uma crise na saúde pública em que as mulheres não têm acesso aos exames, mamografia, ecografia mamária”, afirma o oncologista Márcio Paes.

 

“A demora é o que torna tudo pior. O acesso [à saúde] define a chance de cura. Aumenta de 90% a 95%.”, afirma o médico

 

 

Cerca de 100 atendimentos são feitos no Hospital Tereza Ramos diariamente de pacientes de municípios da Serra, de parte do Oeste e parte dos municípios do Vale do Itajaí.

Sobre o fato de a empresa responsável pelos equipamentos ter dito que nenhuma manutenção preventiva é feita nos aparelhos desde 2010, Caropreso declarou que o estado começa a rever convênios de serviços como este.

“Alguns equipamentos e alguns hospitais que nós estamos revendo essa parte de aparelhagem, principalmente os grandes hospitais para terceirização de todos os aparelhos de imagem justamente para reduzir custos da secretaria de estado da saúde. Nós estamos vendo os termos desse convênio”, afirmou.

 

Prioridades

 

Conforme o secretário, a ideia de reavaliar convênios implica em rever prioridades do governo. "E lógico, existe uma preocupação nossa em relação ao pagamento de todas essas situações, mas são prioridades e nós vamos colocar dentro das prioridades. Cada uma dessas situações terá que se avaliada pelo pessoal da área financeira da secretaria e analisar o que é mais importante”.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA