Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Lixo é a principal causa de entupimento da rede de esgoto

Terça, 14 de novembro de 2017

 

O Samae tem registrado um aumento no número de ligações à autarquia, relatando o entupimento da rede de esgoto. Quando isso ocorre, uma equipe se dirige ao local com o caminhão de hidrojateamento para solucionar o problema. Mas, quando o serviço inicia é constatado que o entupimento, na maioria das vezes, é ocasionado por material impróprio depositado na rede pelos próprios moradores.

Segundo o diretor presidente do Samae, Fridolino Van Den Boom, os principais vilões dos entupimentos de tubulações e extravasamentos de esgoto são lixo, óleo de cozinha e água de chuva. “Estes materiais não devem ser descartados na rede coletora. Quando são, causam entupimentos e rompimentos de rede, provocando o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou extravasamentos nas ruas”, disse.

Um dos casos registrados com maior frequência pela autarquia está no fato de moradores jogarem lixo comum na rede coletora de esgoto e materiais como cigarros, plásticos, cabelo, fraldas, absorventes e preservativos nos vasos sanitários. “Os maiores problemas de operação do sistema de esgoto são provocados pelas pessoas que deixam entrar na tubulação coisas que nunca deveriam estar lá”, comenta Fridolino.

Para o bom funcionamento da rede de esgoto, a orientação é para que cada imóvel tenha sua caixa de gordura e que os responsáveis façam manutenção e limpeza periódica para evitar transtornos.

O Samae solicita a conscientização da população. “Recebemos denúncia de moradores que viram vizinhos levantando a tampa de ferro dos poços de visita para jogarem lixo dentro da rede coletora. Para isso, temos a coleta convencional e a seletiva”, lamenta Fridolino.

Os horários das coletas realizadas pela Transresíduos são:

Coleta convencional

Segundas, quartas e sextas-feiras nos bairros Alpino, Lençol, Schramm, 25 de Julho, Rio Negro, Colonial, Boehmerwald, Rio Vermelho Povoado, Rio Vermelho Estação, Centro, Cruzeiro e Oxford.

Terças e quintas-feiras e sábados: Serra Alta, Mato Preto, Dona Francisca, Industrial Sudoeste, Brasília, Bela Aliança, Centro, Progresso e Centenário.

Coleta seletiva

Segundas-feiras: Rio Vermelho Povoado, Rio Vermelho Estação, Centro e Brasília.

Terças-feiras: Boehmerwald, Oxford, Cruzeiro, Alpino e Lençol (até a Rua Castelo Branco).

Quartas-feiras: Mato Preto, Dona Francisca, Bela Aliança, Centenário e Progresso.

Quintas-feiras: Colonial, 25 de Julho e Schramm.

Caso a equipe da Transresíduos não passe no local, pedimos que as pessoas liguem para o Samae, pois a autarquia faz o controle dos atendimentos. O número do telefone é o 3631-3900”, comenta Fridolino.

Ações preventivas – O Samae realiza, periodicamente, vistorias nas redes coletoras de esgoto. Em caso de entupimento, o material é retirado e, com o caminhão hidrojateador, injetam água com pressão para limpar e desobstruir o local e impedir que o esgoto transborde na rua ou até mesmo retorne para dentro dos imóveis.

Além disso, a equipe vistoria imóveis para identificar onde o esgoto está sendo lançado e se não há irregularidade na ligação.

Fique atento - Deve ir para a rede de esgoto: água de banho e descarga;
água de lavatórios, como pia de cozinha, banheiro, tanque; ralos de escoamento de banheiros, cozinha, área de serviço; água de máquinas de lavar roupas e louças;
água utilizada por quaisquer outros equipamentos geradores de esgotos domésticos.

Não deve ir para a rede de esgoto: água da chuva (água canalizada das calhas); papeis e panos; restos de comida; óleo de cozinha; cigarros; plásticos; cabelo; fraldas, absorventes e preservativos; outros objetos que possam entupir o encanamento.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA