Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Pais concordam com transferência de alunos da Escola Adélia da Luz no interior de Rio Negrinho

Terça, 31 de outubro de 2017

A partir de 2018, os 28 alunos da Escola Adélia da Luz, localizada na região do Boa Vista, no interior de Rio Negrinho, passarão a estudar na escola Henrique Liebl, do bairro Jardim Hantschel, no próximo ano. A mudança visa garantir mais qualidade ao aprendizado das crianças, que hoje estão divididas entre o Nível III e o 5º Ano e em classes multisseriadas. A medida foi tema de reunião entre pais e Secretaria de Educação semana passada, e os pais concordaram que a medida é o melhor para garantir o pleno desenvolvimento educacional das crianças.

A reunião contou com a presença de pais, membros da APP, conselho escolar, diretora geral de Ensino Clea Fiamoncini, diretora das Séries Iniciais Patrícia Valério, a gestora Kátia Nogueira e a secretária de Educação Darli Frota Tandalo, que  deliberam sobre questões pedagógicas e administrativas. “Foram apresentados dados importantes para esclarecimento sobre a Unidade Escolar, que conta hoje com 28 alunos”, explicou Darli, que enumerou que no Nível III são 3 alunos, Pré- escola com 2 alunos, 1º Ano com 7 alunos, 2º Ano com 3 alunos, 3º Ano com 5 alunos, 4º Ano com 4 alunos, e 5º Ano com 4 alunos, e ainda, nove servidores. “Com poucos alunos, algo precisava ser pensado em relação a essas crianças, que estudam em classes multisseriadas, então, foi realizado um estudo que visa auxiliar no planejamento da organização de turmas para o ano letivo seguinte, com a aprovação do Conselho Municipal de Educação”, ressaltou a secretária de Educação. Nesses estudos, conforme ela, foram levados em conta três critérios importantes: o número de matrículas, o aspecto pedagógico e a disponibilidade de recursos humanos. “Mas, acima de tudo, buscamos fortalecer o diálogo com a comunidade escolar sobre essa ação”, analisou ela.

A secretária explicou que foi apresentamos o redirecionamento desses alunos para a EMEB Prefeito Henrique Liebl, esta é uma escola nucleada que atende alunos do bairro Jardim Hantschel. “Essa reforma mostrou para a comunidade presente que a mudança teria vantagens e apresentando também garantias, como transporte e a transferência dos estudantes. Ficou claro que a prioridade deve ser sempre a qualidade de ensino. A reestruturação deve fazer parte de um plano maior para melhorar a educação. A Secretaria está realizando junto aos gestores movimentos de reorganização de todas as unidades escolares, com o propósito atrelado a melhora da qualidade pedagógica”, afirmou Darli.

Durante a reunião com a comunidade, houve o entendimento de que suspender as atividades temporariamente da escola é necessária, sem prejuízos pedagógicos aos alunos. “No caso, respeitamos a realidade e vamos transferir os alunos para outra escola nucleada. É de suma importância entender que não estamos fechando escola. Está sendo realizado junto aos gestores, especialistas e conselheiros, estudo criterioso que leva em consideração vários fatores. E ao fim desse processo é que vamos ter condições de verificar se haverá a necessidade de alguma mudança, e caso ela ocorra, sempre será pensando no melhor para os alunos”, ressaltou Darli. 

Um dos itens que também foi analisado foi o fator financeiro da escola. Enquanto a média das demais unidades é de R$ 1.728,45 por aluno, na Adélia da Luz o custo por aluno é de R$ 7.478,08, ou quase cinco vezes maior no mesmo período de 2017. A Secretaria Municipal de Educação está à disposição, para qualquer esclarecimento.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA