Em dois dias de evento, primeira Campus Party realizada na região Sul do Brasil contou com uma série de atrações como Paul Zaloom, mais conhecido como Beakman; Drones; workshops; entre outras. Ao todo foram mais de 90 horas de conteúdo e 70 palestras com grandes nomes nacionais e internacionais
Pato Branco, 16 de outubro de 2017 – O Parque de Exposições de Pato Branco recebeu milhares de pessoas sedentas por conhecer de perto grandes nomes dos universos científico, tecnológico, do empreendedorismo, educação e entretenimento, que dividiram a atenção do público neste fim de semana da Campus Weekend Pato Branco. O público veio de várias localidades, majoritariamente da região Sul do país, mas também de outros países, como o Paraguai, com uma caravana composta por 30 integrantes. Já a cidade de Concórdia, em Santa Catarina, foi a que trouxe o maior grupo, com 40 pessoas.
A primeira edição, que ficou conhecida como #CPQuack, ocorreu dentro da Inventum - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, e contou com a parceria de universidades, entidades e empresas – uma co-realização da Prefeitura de Pato Branco. “Pato Branco foi a primeira cidade fora de uma capital a receber uma edição da Campus Party. No começo foi bem desafiador, mas no final foi extremamente gratificante ver os palcos que contaram com cerca de 70 palestras e os espaços de workshops sempre cheios, com um público extremamente interessado e engajado com as mais de 90 horas de conteúdo. Ficamos muito felizes com o resultado”, avalia Tonico Novaes, Diretor-Geral da Campus Party Brasil.
“A Campus Party e a Inventum fizeram um casamento perfeito. Foi um divisor de águas para nosso município e uma forma extraordinária de melhorarmos a nossa condição de cidade tecnológica. Acredito que o conhecimento ao alcance de todos é o maior legado que a Campus nos deixa. Esperamos realizar uma próxima edição, ainda maior, no próximo ano”, afirma Augustinho Zucchi, prefeito de Pato Branco.
Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party, destacou a possibilidade de realizar uma nova edição em 2018 e os legados que a Campus Weekend deixam para Pato Branco. “Mais do que a geração de conhecimento por meio das palestras e dos workshops, a Campus Weekend deixa legados para a cidade, como trazer para as escolas de Pato Branco um programa de educação com robótica para crianças acima de quatro anos, que é realizado em Cascavel, e apresentar ao governo local uma empresa que recicla lixo para gerar energia. Saio de Pato Branco com um compromisso firmado com o prefeito Augustinho Zucchi de que trabalharemos juntos para fazer uma nova edição da Campus Party em Pato Branco no ano que vem, em um formato mais consistente”, diz.
A arena da Sociedade Rural foi palco para apresentações dos palestrantes magistrais. Paul Zaloom, o Beakman, interagiu com a plateia, mostrou uma série de experiências científicas e contou como nasceu o personagem que ficou conhecido no Brasil com o programa Mundo de Beakman. Além dele, outros destaques que passaram pelo palco principal foram o brasileiro com vaga reservada para uma viagem suborbital Marcos Roberto Palhares, pioneiro no voo civil ao espaço; os influenciadores digitais Irmãos Piologo; a professora de astronomia Ana Leonor Chies, vencedora do prêmio L'Oreal UNESCO ABC Para Mulheres na Ciência na área de Física; e Carlos Cândido, que falou sobre como os drones estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas e em quase todos os setores da economia.
“Foi um evento fantástico, que trouxe palestrantes renomadíssimos. Ouvimos muitos elogios. Tenho certeza que a população como um todo sai muito satisfeita. Esperamos repetir outras vezes”, finaliza Geri Natalino Dutra, Secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação de Pato Branco.
Sobre a Campus Party:
A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com 524.743 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos e em 2017, terá edições em Portugal, Itália, Singapura e África do Sul