Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Programa Pagamento de Serviço Ambiental (PSA), poderá ser ampliado em São Bento do Sul

Terça, 10 de outubro de 2017

 

 

Foi assinado nesta segunda-feira (9), o contrato para a elaboração do Planejamento Estratégico para Ampliação do Programa Produtor de Água do Rio Vermelho. O ato ocorreu no gabinete do prefeito Magno Bollmann e contou com as presenças de representantes da Fundação Certi, a qual fará o estudo, e do deputado estadual e secretário de Desenvolvimento Sustentável e Econômico de Santa Catarina, Carlos Chiodini.

Durante o encontro, a equipe técnica da Fundação Certi explicou sobre o cronograma das atividades. Pelo contrato, a fundação ficará responsável pelo estudo ambiental e econômico da sub-bacia do Rio Vermelho, local onde é desenvolvido o Programa Pagamento de Serviço Ambiental (PSA), destinado a proprietários que se comprometem a conservar áreas naturais e, em troca, recebem pagamento anual.

Com o estudo, que terá duração de 10 meses, um planejamento a médio e longo prazo será elaborado com o objetivo de ampliar o número de propriedades participantes e articular melhorias na qualidade e quantidade de água.

Entre os itens trabalhados pela fundação estão a quantidade de hectares propensos a conservação no município, quem são os beneficiários, os novos produtores que poderão aderir entre outros. “O PSA já está sendo executado, mas com a elaboração de um planejamento estratégico vamos melhorá-lo ainda mais”, disse o prefeito Magno Bollmann.

O estudo será realizado em parceria com a Fundação Certi, Agência Nacional de Água, Samae e Departamento de Meio Ambiente. “Os recursos são oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e, através de licitação, a Fundação Certi foi a vencedora. Ela realiza o Plano Estadual de Recursos Hídricos e possui uma equipe dedicada para essa área. A nossa região é muito rica em água e São Bento foi o pioneiro no PSA. Por conta disso, devemos ampliar essa ação que, com certeza, beneficia a população de São Bento e região”, comentou o deputado estadual e secretário de Desenvolvimento Sustentável e Econômico de Santa Catarina, Carlos Chiodini.

Para o diretor presidente do Samae, Fridolino Van Den Bomm, o diagnóstico completo da microbacia permite um planejamento detalhado do programa para os próximos anos. “É um estudo muito importante. Informação é a base de tudo e, com ela, conseguimos trabalhar um planejamento adequado de médio e longo prazos”, disse.

Ampliação – Durante o encontro, o prefeito falou sobre os estudos para ampliação de recuperação de mais duas bacias. “Uma é urbana, que é a do Rio Banhados e que abastece o município de Rio Negrinho. E a outra é a bacia de Rio Negrinho, nossa antiga captação de água do município. Esses dois locais estão sendo estudados para a implantação também do PSA”, comentou.

São Bento é o berço das águas, pois os rios da nossa região nascem aqui e por isso da nossa responsabilidade. Esse planejamento é um grande avanço para continuarmos fortes nesse pioneirismo que foi o PSA”, completou Magno.

PSA - Atualmente, 17 produtores participam do Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) na sub-bacia do Rio Vermelho. A área de influência compreende da barragem de captação de água do município até as cabeceiras.

As propriedades participantes são envolvidas em ações que melhoram a condição de cobertura vegetal, assegurando a manutenção de equilíbrio hídrico, favorecendo assim a população de São Bento do Sul, pois deste local é retirada a água que abastece as residências. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA