Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Dove pede desculpas após acusações de racismo em anúncio de sabonete

No vídeo, mulher negra se transformaria em branca após usar produto

Segunda, 09 de outubro de 2017

 

Clique para ampliar
Anúncio da Dove foi considerado racista - Reprodução/Twitter

 LONDRES — A marca de higiene pessoal e beleza Dove pediu desculpas depois de publicar em uma página no Facebook um anúncio em que uma mulher negra se transforma em branca. Ao lado dela, há um sabonete, o que deu a entender aos internautas que a consumidora ficava limpa ao usar o produto e clarear a pele. A propaganda foi considerada racista e despertou uma onda de críticas e até pedidos de boicote à companhia.

 

Diante da reação, a marca apagou a postagem e se retratou, pelo Twitter, de que havia "errou o alvo" ao representar mulheres negras. "Nós nos arrependemos profundamente da ofensa que causamos", lê-se no pedido de desculpas. A campanha controversa viralizou quando a maquiadora Naomi Blake questionou o conteúdo nas redes sociais. A americana viu o anúncio enquanto olhava mensagens no Facebook.

"O que diz às pessoas negras? Que somos julgadas pela cor da nossa pele e que isso inclui o que é considerado beleza neste país", destacou Naomi. Parte da mídia internacional pontuou que a propaganda foi publicada na página britânica da marca. 

Pertencente à Unilever, a Dove ainda ressaltou que o anúncio não representava a diversidade da beleza, pela qual a marca é apaixonada. "Isso não deveria ter acontecido", destacava o comunicado. Milhares de internautas responderam à publicação no Twitter com críticas e comentários negativos à marca. Vários pediam o boicote dos produtos da companhia.

Outros usuários das redes apontaram que as acusações de racismo em anúncios da Dove não eram inéditas. Em 2011, a marca publicou uma propaganda que mostrava o "antes e depois" das mulheres que usavam os produtos. Na foto, um mulher negra ficava embaixo da palavra "antes" e uma mulher branca, abaixo do "depois". Na ocasião, a companhia se defendeu de que todas as modelos mostravam o resultado benéfico dos produtos e que não aceitava qualquer atividade ou imagem que insultasse parte da audiência.

Fonte G1



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA