O Xadrez que desde de 2007 sob ao podium de forma ininterrupta traz na sua participação 2017 a quarta geração de atletas; muito precocemente em função da drástica mudança de regulamento Fesporte que determinou as idades para 10 a 14 anos neste ano!
Dos seis atletas da equipe masculina, apenas um jogou evento Fesporte e cinco treinam apenas desde março deste ano.
O feminino, precoce da terceira geração traz três atletas que jogaram evento Fesporte por equipe e outras três meninas que treinam desde março deste ano. Leva também segundo time que atuando por Rio Negrinho, que treina desde março e vislumbra acrescentar a formação da equipe para 2018, já que, metade da equipe irá passar para Joguinhos de 15 a 19 anos no ano seguinte.
A programação, uma das mais extensas dos Jogos Fesporte prevê:
-domingo matutino - Provas individuais de Blitz (tempo de 3+2 segundos);
-domingo vespertino - Provas individuais de Rápido (tempo de 15+2 segundos);
-segunda matutino – 1ª Rodada por Equipe (tempo de 60+30 segundos);
-segunda vespertino – 2ª Rodada por Equipe (tempo de 60+30 segundos);
-terça vespertino – 3ª Rodada por Equipe (tempo de 60+30 segundos);
-quarta matutino – 4ª Rodada por Equipe (tempo de 60+30 segundos);
-quarta vespertino – 5ª Rodada por Equipe (tempo de 60+30 segundos);
-quinta vespertino – 6ª Rodada por Equipe (tempo de 60+30 segundos);
-sexta matutino – 7ª Rodada por Equipe (tempo de 60+30 segundos);
As provas de xadrez blitz são treinadas dentro do CT de Xadrez, as de Rápido treinadas nas etapas do Circuito de Xadrez do Colégio Froebel e as por equipe em eventos como FESCRI, FECAJ e IRTs.
Masculino: Mateus Henrique Frohlich (capitão), Thiago Ribeiro, Matheus Filipe Tibes, Vinicius Blaszkoski, Matheus Mengarda da Cunha e Klever Riderson de Castro Junior.
Feminino SBS: Tiffany Marcele Lino (capitã), Leticia Warginowski, Bruna Campagnolo, Leticia Aparecida Saurin, Suyane Soares e Aline Vitoria Pereira.
Feminino RN: Maria Luiza Viliczinski, Flavia Silveira Goncalves Maia, Emanuele Darcanal, Isabela Zakaluzne Pereira, Raiane Gabriele Fernandes e Camila Zemann.
Técnico Eduardo Quintana Sperb da Fundação Municipal de Desportos de São Bento do Sul
Aqui já divulgamos a novidade para 2018: I Circuito de Xadrez Blitz sendo feito junto e após as etapas do Circuito de Xadrez Rápido e ambos validados para ranqueamento internacional, ampliando o treinamento paras provas individuais Fesporte que valem juntas, 40% pela disputa do troféu de Campeão Geral.