A Assembleia Legislativa promoveu sessão especial, na noite de segunda-feira (2), em reconhecimento aos 20 anos de atividade do Consórcio Intermunicipal Quiriri, por suas ações como instrumento operacional, integrador, estruturador e potencializador de soluções participativas em problemas regionais comuns aos municípios de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul.
A palavra Quiriri significa silêncio noturno, calada da noite, e foi utilizada pelos índios da região de Campo Alegre para denominar a serra de mesmo nome onde nasce o Rio Negro, principal afluente da bacia hidrográfica. O Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Negro Catarinense – Consórcio Quiriri foi instituído em 1997, na forma jurídica de Associação Civil Sem Fins Lucrativos, para planejar estratégias de reversão da má utilização dos recursos hídricos.
O prefeito de São Bento do Sul e presidente do Consórcio Quiriri, Magno Bollmann, explicou que os proje tos mais significativos da entidade são o cuidado com a água e os cuidados com os resíduos sólidos. Para ter qualidade na água que abastece as cidades, o consórcio estimula a preservação dos mananciais e o pagamento aos agricultores pelo serviço ambiental prestado. “Os pequenos produtores rurais ganham para cuidar da água, e cada habitante paga um pouco pelos cuidados com esses mananciais.” Os cuidados com os resíduos sólidos englobam, além dos resíduos comuns, os resíduos infectantes, os resíduos industriais e os resíduos tóxicos que provêm da atividade agrícola, como as embalagens de agrotóxicos. “Temos um grande passivo com a natureza, e isso precisa ser recuperado para que tenhamos um futuro promissor para as próximas gerações”, defendeu Bollmann.
A sessão especial foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck (PP), que destacou o esforço de cooperação entre os municípios consorciados. “O instrumento do consórcio permite aos municípios se associarem e exercerem atividade que contemple a região, a um custo menor e diminuindo a burocracia em determinadas ações que o setor público tem dificuldade de fazer. Portanto, é justa e meritória a homenagem aos 20 anos do Consórcio Intermunicipal Quiriri”, disse Dreveck.
Durante a solenidade, o Parlamento homenageou ex-presidentes do consórcio e personalidades que contribuíram com o planejamento ambiental participativo desta e de outras bacias hidrográficas do estado.
Homenageados:
Magno Bollmann Pedro Hidalgo Ramirez Frank Bollmann Mauro Mariani Silvio Dreveck Manuel Rodrigues Del’omo Luiz Carlos Tamanini Magno Bollmann Fernando Mallon Mauro Fernandes Bácsfalusi Vilmar Grohskoph Alcides Grohskoph Leoni Fuerst Rubens Blaszkowski Fernando Tureck Almir Kalbuch – In Memorian< br /> Adilson Schlickmann Sperfeld Alice Drosczaka Amarildo de Assis Alves Cezar Augusto Pompeo Cleusa Nalú Tacheck Débora Peyerl Donald Malschitzky Eloah Talisse Kresko Elvis Lozeiko Henry Henkels Joel Henrique Machado Karin Schumacher Marcelo Hubel Marcus Vinicius Carrasqueira Nédia Scheffer Paulo Schumacher Wilson Rocha Luiz Cláudio Schuves Roberto Kurtz Pereira Paulo Roberto Weiss Yelva Albuquerque – In Memorian
Lisandrea Costa Agência AL

Sessão especial em comemoração aos 20 anos do Consórcio Intermunicipal Quiriri FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL
|