Novas alterações serão realizadas na piscina municipal. As mudanças foram estabelecidas com base nas reivindicações feitas pela comunidade durante a audiência pública ocorrida na semana passada. Com os dados da audiência em mãos, o Conselho Municipal de Esportes se reuniu, na sexta-feira (29), para analisar e definir as mudanças.
Segundo o presidente interino da Fundação Municipal de Desportos, Sylvio Roberto Munhoz, a piscina conta com uma lista de espera de 1451 pessoas e um dos temas tratados na audiência foi com relação às vagas por indicação médica, as quais tinham preferência. “Durante a audiência foi debatido esse assunto com a presença de profissionais da área, pois a maioria dos casos recomendados por atestados médicos é para hidroterapia, que necessita de algumas particularidades como profissional qualificado, sessões individuais, temperatura da água, profundidade da piscina entre outras. O que a piscina não possui”, explicou.
Por conta disso, a partir de hoje a piscina não aceitará mais os encaminhamentos médicos. “Com isso, a piscina volta ao seu objetivo: que é escola de natação e aulas de hidroginástica”, completou Sylvio.
Rematrícula - Outra alteração no local é quanto à rematrícula dos usuários. Realizada ao final de cada ano, a rematrícula era obrigatória para osusuários. Mas, a partir de agora, os que estiverem em dia com as mensalidades serão automaticamente rematriculados para o próximo ano. “Isso evita a burocracia, pois muitos frequentadores em dia esqueciam de se rematricular e acabavam perdendo a vaga”, cita o presidente.
Recadastramento – Para as pessoas que estão na fila de espera, a qual compreeendeos anos entre 2011 e 2016, a FMD solicita para que compareçam à piscina municipal para o recadastramento. “Precisamos saber se essas pessoas que aguardam na fila têm interesse ainda em frequentar o local. Os interessados que fizeram o cadastro em 2017 não precisam fazer o recadastramento neste ano”, explica.
Para o recadastramento a pessoa deve ir à piscina municipal munida de comprovante de residência e documento de Identidade. O local atende de segunda à quinta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13 horas às 21h30. Nas sextas-feiras o horário é das 7h30 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O recadastramento encerra no dia 30 de novembro.
Sylvio destaca ainda que a lista de espera será disponibilizada no site da Prefeitura, no Portal de Transparência, para que todos possam acompanhar.
Mais alterações- Outra mudança será no fato de que, agora, a fila de espera será por turno e não mais por horário. “Muitas pessoas ao se inscreverem para utilizar a piscina escolhiam o horário que poderiam fazer o uso do local, seja matutino, vespertino ou noturno. Agora, o cadastro será por turno e, ao abrir a vaga, a pessoa será comunicada que está disponível e caso ela não puder, será acionada a próxima da fila”, conta Sylvio.
Por fim, a piscina estará cancelando a gratuidade na mensalidade para os policiais militares e bombeiros. “A gratuidade para as pessoas com deficiência física e aos atletas permanece”, disse.
Números – A piscina conta, atualmente, com 1022 usuários e 1451 na fila de espera. “Ouvimos os questionamentos e as sugestões e acreditamos que, com essas alterações, estaremos auxiliando aos usuários e agilizando a fila de espera para que mais pessoas possam frequentar a piscina”, finalizou Sylvio.