Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Assembleia celebra os 65 anos da Fundação Hospitalar Rio Negrinho

Sábado, 30 de setembro de 2017

Assembleia celebra os 65 anos da Fundação Hospitalar Rio Negrinho

Foto: Fábio Queiroz/AgênciaAL


Considerada uma das principais unidades de saúde do Planalto Norte, a Fundação Hospitalar Rio Negrinho foi homenageada na noite desta quinta-feira (28) com uma sessão solene pela passagem dos seus 65 anos de criação.

A solenidade, realizada por iniciativa da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, aconteceu na Câmara de Vereadores de Rio Negrinho e reuniu lideranças políticas, representantes de entidades de classe, gestores e profissionais da área da saúde.

Fundada em 23 de janeiro de 1952, a instituição, de caráter filantrópico, atualmente destaca-se como uma das mais completas da região, possuindo um pronto-socorro 24 horas e serviços em  clinica médica, cirurgia geral, pediatria, ortopedia, ginecologia e obstetrícia.

Sua estrutura física, de 6.512 m2 de área construída conta com 5 alas, onde estão dispostos 72 leitos, 13 salas cirúrgicas, além de um centro obstétrico, uma unidade neonatal, setores de imagens para diagnóstico, cons ultórios e serviços de psicologia.  A instituição, que desde o ano 2000 é reconhecida nacionalmente como Hospital Amigo da Criança, é mantida por um corpo clínico de 33 médicos e 129 funcionários, sendo responsável por cerca de 30 mil atendimentos por ano.

O presidente da Assembleia, deputado Silvio Dreveck (PP), que conduziu a solenidade, afirmou que ao receber um atendimento, muitas vezes a pessoa não se dá conta das pessoas que tornaram isso possível. Neste sentido, ele enalteceu o trabalho realizado pelos gestores da Fundação, seu corpo clínico, servidores e apoiadores.

Para o parlamentar, além dos atendimentos prestados, a Fundação Hospitalar tem o mérito de despertar nos moradores do município os princípios traçados pelos seus fundadores, tais como a importância da filantropia e a busca do bem comum. "É emocionante sentir que alguém, 65 anos atrás, teve uma ideia de fazer algo tão importante para as pessoas e conseguiu que tantas outras pudessem i ncorporar esse espírito de voluntarismo, de doação e de fazer o bem para os demais."

Da mesma forma, o deputado Jean Kuhlmann (PSD) ressaltou o apoio prestado pela população e pelas instituições locais para o desenvolvimento da Fundação, afirmando ainda que a sessão é uma boa oportunidade para relembrar tais fatos. "Espero que possamos fazer deste ato solene um momento de reflexão e valorização de tudo que já foi feito pela instituição e pelas famílias de Rio Negrinho. Em nome da Assembleia quero parabenizar a todos com esta homenagem que, com certeza, é justa e meritória."

Já a presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho, Eliete Adriane da Cruz, que falou em nome dos homenageados, observou que foi também a união da sociedade local que possibilitou a reconstrução da Fundação Hospitalar quando esta foi danificada, há alguns anos, pelas águas das cheias. "Isso prova a pujança do nosso empresariado, sobretudo da comunidade, em estar sempre de pron tidão, seja na busca da competitividade, seja na busca de causas específicas como esta, tão nobre."

Transferência da gestão
O atual presidente da Fundação Hospitalar Rio Negrinho, Alexandre Batistella, discorreu, por sua vez, sobre o desafio de manter a qualidade nos serviços disponibilizados à população e ao mesmo tempo buscar o equilíbrio financeiro.

Ele também falou sobre os planos futuros para a instituição e deu como acertada a transferência da gestão da unidade para o Instituto Santé. "A intenção é crescer e melhorar o que temos hoje. E só imagino isso acontecendo com o apoio de toda a  comunidade. Este grupo de empresários e profissionais liberais que estão junto comigo também darão o suporte necessário para que consigamos realizar esse projeto com sucesso. E a contratação do grupo Santé é o primeiro passo na busca desse objetivo."

O prefeito da cidade, Julio César Ronconi, também mostrou-se otimista com a medida. " A partir de amanhã o Instituto começa a prestar serviço no município de Rio Negrinho e aí, temos certeza absoluta, teremos muito sucesso na área da saúde."

Também participaram da solenidade o vice-prefeito de Rio Negrinho, Roberto Albuquerque;  o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Negrinho, Ronei José Lovembeger; o Juiz de Direito da 2a Comarca de Rio Negrinho, Rubens Ribeiro da Silva Neto; o Promotor de Justiça de Rio Negrinho, Rafael Pedri Sampaio; e o secretário-executivo de Desenvolvimento Regional de Mafra, Abel Schroeder.

Homenageados
Durante a solenidade também foram homenageadas, com placas e certificados, as personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento e a manutenção das atividades da Fundação Hospitalar Rio Negrinho.

Hilton José Dal Ri, presidente da Fundação entre 1994 e 1997;
Gelásio O. de Castilho, presidente da Fundação entre 1997 e 2000;
Klaus Schumacher Júnior, pr esidente da Fundação entre 2001 e 2003;
João Paulo Ferreira, presidente da Fundação entre 2003 e 2007,
Eloy Schoeffel, presidente da Fundação entre 2007 e 2009 e entre 2015 e 2017;
Maria de Fátima Mendes Afonso, presidente da Fundação entre 2009 e 2015;
Carlos Lampe (in memoriam) presidente da Fundação entre 1952 e 1966;
Martin Zipperer (in memoriam) presidente da Fundaçãoente 1966 e 1968;
Helmuth Ilg (in memoriam) presidente da Fundação entre 1969 e 1970;
Clovis A. Campos Silva (in memoriam) presidente da Fundação entre 1970 e 1972;
Klaus Schumacher (in memoriam) presidente da Fundação entre 1972 a 1994;
Almir José Kalbusch (in memoriam) presidente da Comissão Pró-Construção;
Vera Lucia Alves, funcionária da Fundação;
Otilia Marlene Pscheidt, funcionária da Fundação;
Nercir Etelvino, funcionária da Fundação;
Tania de Lourdes da Costa Cardoso, funcionária da Fundação;
Gicelda Maria Andrade Nones, funcionár ia da Fundação;
Silvia Regina Schade, funcionária da Fundação;
Maria Roseli Padilha Baum, funcionária da Fundação;
Lucia Mesch Kupicki, funcionária da Fundação;
Palmira Telmann, funcionária da Fundação;
Noeli Terezinha Zellner, funcionária da Fundação;
Edson da Silva, representando todo o corpo clínico, e membros dos conselhos diretores e fiscais dentidade;
Associação Empresarial de Rio Negrinho, representada por Eliete Adriane da Cruz;
Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Negrinho, representada por Aldo Genésio Liebl;
Amigas do Hospital; representada por Cleide Planto.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA