Secretários e diretores da Prefeitura de São Bento do Sul participaram nesta quinta-feira (28), no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, do workshop “Planejamento Estratégico de Gestão”. O evento faz parte do projeto São Bento Empreendedora, o qual foi lançado em agosto, em parceria entre o município, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e o Sebrae.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adelino Denk, desde o lançamento do projeto, o Sebrae está analisando os dados socioeconômicos do município e agora os indicadores estão sendo utilizados como parâmetro para a elaboração do planejamento estratégico municipal. “Denominado São Bento do Sul em Números, este estudo mostra um balanço com dados estatísticos, analisando indicadores em comparação ao cluster de 15 municípios similares e também o posicionamento no ranking estadual”, comenta o secretário.
Esta, segundo Adelino, é uma das ações do projeto, que compreende ainda para os próximos dias, o alinhamento de estratégias e a elaboração de projetos a serem desenvolvidos pelos departamentos da Prefeitura. “Este é o primeiro de uma série de ações que serão desenvolvidas. As próximas atividades compreendem o Levantamento de Oportunidades de Investimento, o Planejamento Estratégico Municipal, o Plano de Desenvolvimento Econômico e o Relatório Final”, explica.
Realizada pelo coordenador do Sebrae, Cristiano Pedrolli de Ramos, a apresentação contou com temas relevantes e de interesse da municipalidade, dentre eles: aspectos sociais, demográficos, econômicos, finanças públicas, infraestrutura e a dinâmica empresarial e do mercado de trabalho. “O planejamento estratégico municipal 2017-2020 será o principal instrumento na definição das prioridades e diretrizes da gestão municipal”, destaca Adelino.
Presenças – O prefeito Magno Bollmann e o vice-prefeito, Márcio Dreveck, participaram da apresentação nesta quinta-feira (28). “É mais um passo dado para o projeto e ações como esta, que envolvem as mais diversas secretarias municipais, visam criar um ambiente favorável aos empreendedores locais”, disse Magno.
“Com essas informações coletadas e apresentadas aqui hoje, iniciamos uma construção de um planejamento que busca o crescimento das empresas e o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou Márcio.
Nova apresentação – No dia 9 de outubro, na Associação Empresarial de São Bento do Sul, ocorre a apresentação do “São Bento entre Números” para empresários. “O evento inicia às 17h30 e toda a classe empresarial está convidada”.
O projeto - O São Bento Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos de desburocratização, compras públicas, educação empreendedora, pesquisas e planejamento estratégico da gestão, gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico.
Desenvolvido pelo Sebrae/SC, o projeto reúne 34 soluções que serão implementadas na cidade ao longo de dois anos e que envolvem as mais diversas secretarias municipais, visando criar um ambiente favorável aos empreendedores locais.