Na tarde desta sexta-feira, a Administração Municipal através da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, reuniu representantes de entidades de classe e representantes da sociedade, secretários municipais, vereadores, autoridades, imprensa e demais convidados para a apresentação do primeiro esboço da revitalização que será realizada na Praça Getúlio Vargas.
Como o próprio secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Claudio Schuves disse, "depois de ouvirmos as ideias e indicações de toda a sociedade, trabalhamos muito para construir esta apresentação esboçando o que será a nova Praça Getúlio Vargas", disse.
Ousadia e vontade política
Como comentou Schuves, "nós agradecemos muito ao prefeito Magno Bollmann e ao vice-prefeito Márcio Dreveck, porque quando se pensa em mudanças, devemos ter muito apoio político e apoio da comunidade, e ambos demonstraram grande vontade política de realmente fazer acontecer, por isso que este grande projeto está caminhando, e hoje, contando com a participação de toda sociedade, é que estamos apresentando uma ideia do que será a nova praça e seu entorno, um projeto de muita ousadia", destacou Schuves.
Nova Praça
Ricardo Callado, arquiteto da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, realizou a apresentação da praça.
As alterações levaram em conta as sugestões apresentadas na reunião realizada com a sociedade no dia 18 de agosto e ainda enviadas através de e-mail, e considerou pontos deficitários atuais apontados no estudo como por exemplo a obstrução visual por toda a praça, iluminação ineficiente, pavimento e banheiros para acessibilidade, mobiliário urbano.
Além disso, o projeto conta com atributos prevendo usos e atividades, segurança, conforto e imagem, acessos e conexões, e sociabilidade.
Uma característica moderna do projeto foi a adoção da setorização da praça, prevendo de forma organizada setores como área livre, área de circulação, conexão e uso compartilhado e área de lazer infantil, por exemplo.
Os principais pontos do projeto se referem à área de aproveitamento e circulação da praça.
Dos atuais 1850 metros quadrados de canteiros, permanecerão 720 metros quadrados, o que ampliará, por exemplo, a área de circulação em torno do coreto dos atuais 650 metros quadrados para 1245 metros quadrados, ampliando o espaço para os eventos e a visibilidade do público.
Aliás, a visibilidade estará no paisagismo da praça, que terá árvores cortadas, remanejadas e replantadas, mantendo a arborização em linha, de forma a proporcionar um cenário moderno e verde à praça.
Os banheiros serão reformados, incluindo banheiros com acessibilidade, pergolados serão construídos em dois pontos da praça para abrigar as barracas de feirantes, alimentos, etc, todo o piso será refeito, e a iluminação promoverá um moderno visual.
Grandes proporções
A revitalização da Praça Getúlio Vargas será somente o primeiro grande passo, pois duas etapas estão planejadas para o futuro, que serão as revitalizações das ruas Jorge Lacerda, Visconde de Taunay e Travessa José Zipperer, e posteriormente as ruas Felipe Schmidt e Barão do Rio Branco, tornando o anel central uma grande área revitalizada para a cidade.
Primeira etapa
A primeira etapa da revitalização da praça deverá iniciar em breve.
Até a próxima semana a secretaria de Planejamento e urbanismo estará recebendo o feedback dos participantes da reunião de apresentação, e posteriormente o foco será na primeira etapa que envolverá a iluminação da praça, pergolados e reforma dos banheiros.
O paisagismo e arborização, piso, mobiliário urbano, espaço compartilhado na Travessa José Zipperer, e ampliação e modernização do parque infantil serão tratados posteriormente, pois dependerão de orçamento para sua execução.