A Secretaria Municipal de Educação preparou uma programação especial para tratar do tema "Habilidades desenvolvidas em crianças com transtorno do espectro autista".
Na segunda-feira (18), uma palestra sobre o tema foi oferecida aos pais de crianças com o transtorno do espectro autista, e na terça-feira (19), outra palestra foi ministrada pela psicóloga Heloisa Bayer Fontanive, da AMA - Associação de Amigos do Autista de Jaraguá do Sul.
Esta palestra foi dirigida especialmente para professores de ensino regular de alunos com autismo, professores do AEE, atendentes de educação especial de alunos com autismo, e profissionais do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo.
Mais de 80 profissionais acompanharam a palestra no auditório da Educação, no Centro Administrativo Leopoldo Zchoerper.
Segundo a secretária de Educação Rosemari Strack Cândido, "nós estamos com este evento proporcionando conhecimentos mais específicos e uma melhor capacitação para nossos profissionais que atuam no dia a dia com as crianças com autismo. Esta é a forma que dispomos de proporcionar a melhor educação e o melhor atendimento à nossas crianças", disse.
Em sua palestra, Heloisa apresentou alguns dados como por exemplo o percentual de incidência de algumas comorbidades nas pessoas com autismo, como por exemplo:
80% sofrem com distúrbios do sono
70% possuem problemas motores
45% sofrem com deficiência intelectual
44% possuem TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)
10% possuem distúrbios gatrointestinais
3% sofrem de epilepsia