Nas próximas semanas, a Prefeitura de Rio Negrinho formalizará uma parceria com a Unisociesc para atuar de forma mais intensiva nos cuidados com os animais em situação de rua. As bases do acordo de cooperação mútua, sem custos para o município, ainda serão aprofundados, mas envolverão os alunos do curso de Medicina Veterinária da universidade, cujo campus é em São Bento do Sul. Pela parceria, ações educativas, planejamento e até mesmo castrações deverão ocorrer em solo rio-negrinhense.
O acordo foi costurado durante reunião entre o prefeito Julio Ronconi e o coordenador do curso de veterinária Eduardo Alexandre de Oliveira, e envolveu ainda o veterinário da Prefeitura Jackson Baia Lopes. “É uma parceria que é boa para o município e também é boa para a universidade. Isso que é importante”, ressaltou o prefeito durante o encontro.
O primeiro passo será um levantamento completo das situações dos animais em Rio Negrinho, com demonstrativo de quantos estão em situação de abandono e quantos possuem tutor, mas ficam soltos pelas ruas. “O primeiro passo é saber as quantidades”, analisou Eduardo. O levantamento deverá contar com alunos do curso de medicina veterinária e também com profissionais da Prefeitura de Rio Negrinho.
Além disso, os estudantes da Unisociesc deverão atuar junto às escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo de realizar palestras sobre os cuidados com os animais e a posse responsável, evitando que mais animais sejam soltos nas ruas de forma irresponsável. “Trabalhar com as crianças é fundamental para mostrarmos para a sociedade os problemas que o abandono de animais representa, e essa parceria será fundamental para atingirmos o máximo de pessoas possíveis”, ressaltou Julio.
Castração
Outro ponto discutido foi a criação de um centro de atendimento e castração de animais abandonados, com o objetivo de reduzir as populações de cães e gatos abandonados. Para isso, a Prefeitura de Rio Negrinho deverá reformar uma área no antigo prédio da Prefeitura, que será usada pela Unisociesc para este trabalho, envolvendo estudantes sempre com supervisão de professores da universidade. “Esta é uma questão fundamental para o município e que estamos buscando alternativas e parcerias para sair do papel. Sempre tive um carinho pelos animais, em especial pelos cães, e sei que é necessário encarar de frente a questão dos abandonados. Com essa parceria com a Unisociesc, daremos um passo importantíssimo para dar o atendimento e cuidado que os animais merecem”, ressaltou o prefeito