A Secretaria de Planejamento e Urbanismo, através do Departamento de Trânsito urbano - Detru, iniciou nesta segunda-feira a programação de atividades para a "Semana Nacional de Trânsito", realizada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.
Segundo o Diretor do Detru, Márcio do Prado Lima, "a Semana Nacional de Trânsito tem como objetivo provocar uma mobilização nacional voltada à conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito", concluiu.
O secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Cláudio Gayer Schuves destacou que o tema para este ano é "Minha escolha faz a diferença no trânsito", e segundo Schuves, "o Detru programou mais de 40 atividades em 31 escolas pelo município, envolvendo centros de educação infantil e escolas básicas. O objetivo aqui é trabalhar com as crianças para desenvolver desde cedo a consciência do trânsito nas pessoas", disse.
A secretária de Educação, Rosemari Strack Cândido, disse que a iniciativa do Detru é muito importante para a formação das crianças. "A ideia de levar estes conceitos do trânsito de forma didática às crianças é muito importante, pois assim os profissionais estarão contribuindo para a conscientização e formação destas crianças, que inclusive durante seu desenvolvimento já estarão observando seus pais e até mesmo já fazendo algum comentário quanto à situações de trânsito que poderão vivenciar no dia a dia. A iniciativa conta com nosso total apoio", disse Rosemari.
Atividades de abertura - E iniciando a programação, as professoras do CEIM Peter Pan realizaram com os alunos a dramatização da música "Farolzinho e semáforo" e a apresentação da dança "Roda do ônibus". Na ocasião, até os bebês participaram das apresentações.
No CEIM Pequenos Passos os alunos prepararam diversos trabalhos para a exposição Semana do Trânsito, que permanecerá na escola até o próximo dia 22.
Também na escola, um pai de aluno, que é policial militar, participou durante a tarde ministrando uma palestra para contribuir com a educação no trânsito.
E na EBM Sophia Schwedler, diversas turmas participaram de algumas dramatizações, músicas, paródias e apresentação das regras de trânsito.