Com a participação dos 13 municípios do Planalto Norte Catarinense e envolvendo mais de 120 inscritos das regiões das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Mafra e Canoinhas, foi realizado nesta quinta-feira, 14, na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), em Mafra, o oitavo e último Workshop Macrorregional do Plano de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina SC 2030.
Participaram do evento os secretários executivos regionais das ADRs de Mafra, Abel Schroeder, e de Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti; o diretor de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Planejamento, Norton Boppré; e prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini, representando os demais prefeitos da região.
Os mais de 120 participantes, representando toda a esfera governamental na região, além da participação de secretários municipais e entidades da sociedade civil, puderam assistir a uma apresentação dos objetivos e metodologia do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030, com o delineamento de tendências e cenários das regiões e do estado como um todo, além de dados sintetizados nos workshops setoriais previamente realizados.
O workshop teve também a divisão em grupos para fossem debatidos três principais eixos. O primeiro, Desenvolvimento Econômico, foi subdividido nos temas indústria, comércio, ciência e tecnologia; agricultura e pesca; e cultura, esporte e turismo. O segundo eixo, Desenvolvimento Social, subdividiu-se em temas como educação; saúde; segurança pública; e assistência social, trabalho e habitação. E para finalizar, no terceiro eixo, foram discutidos os temas de Infraestrutura e Meio Ambiente.
As discussões foram supervisionadas por um grupo de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a coordenação do professor Sílvio Cário. No final do workshop, cada representante dos grupos pôde apresentar os três principais pontos que necessitam de uma atenção em sua área de atuação, apresentando na sequência ações estratégicas para soluções no desenvolvimento da região.
O diretor da Secretaria de Estado de Planejamento explicou que os workshops macrorregionais têm objetivos muito claros. “Estamos aqui para juntos identificar os problemas que impossibilitam o desenvolvimento de cada região. Vamos construir de forma participativa esse plano, como um instrumento auxiliar nas ações governamentais de Santa Catarina”, destacou Norton Boppré.
O secretário Abel Schroeder salientou o inestimável valor da participação dos atores regionais para a construção do plano. “O evento foi muito prestigiado pelas autoridades políticas e pela sociedade civil organizada, mostrando a importância de se planejar o desenvolvimento de Santa Catarina e, principalmente, da nossa região para o futuro”, concluiu.
A realização dos workshops, que aconteceram em oito macrorregiões do Estado, é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (SPG), em cooperação com a UFSC e com apoio da FAPESC.
O propósito do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 (PDSC 2030) é agregar esforços e resultados alcançados, como também aumentar a sinergia e a efetividade dos programas já realizados e em andamento pelo governo estadual. O objetivo é construir, de modo participativo, um plano para o período de 2017 - 2030 nas diversas áreas de atuação do Estado, a partir do estabelecimento de indicadores, metas, objetivos e estratégias como instrumento auxiliar para a ação governamental em Santa Catarina.
A equipe da SPG pretende entregar o relatório completo para aprovação do governador do Estado, Raimundo Colombo, até o final deste ano.