AO TODO FORAM FEITOS 1.528 TRANSPLANTES COM PREDOMINÂNCIA DE PACIENTES CATARINENSES
São Paulo, 15 de setembro de 2017 - A equipe da Fundação Pró-Rim, referência nacional em tratamento e transplantes, realizou três transplantes renais na última quarta-feira (14/11), no Hospital Municipal São José, em Joinville (SC). O primeiro aconteceu pela manhã e os outros dois no período da tarde. Os beneficiados foram duas mulheres: uma de 40 anos, moradora em Jaraguá do Sul, outra de 54 anos, de Joinville e um homem 57 anos, de Aparecida do Taboão (MT).
A retirada dos órgãos foi autorizada por familiares de doadores falecidos. Os números dos transplantes avançam na Fundação Pró-Rim e chegam a 1.528. Segundo dados dos últimos 100 transplantes na Fundação Pró-Rim, o tempo de espera em lista é de pouco mais de cinco meses. As cirurgias realizadas ontem foram consideradas pela equipe como bem sucedidas.
Santa Catarina é o maior estado com maior número de pacientes beneficiados (1.065) realizados pela equipe da Pró-Rim, representando 71,09% dos transplantes realizados pela instituição. A seguir vem o Paraná com 97 (6,48%), depois o Tocantins 28 (1,87%), o Mato Grosso com 27 (1,80%) e, fechando o grupo dos cinco estados com mais pacientes, vem São Paulo com 18 beneficiados (1,20%). Ao todo, a Pró-Rim transplantou pacientes de 17 estados brasileiros.
A coordenadora de transplantes da Fundação Pró-Rim, Dra. Luciane Deboni, afirma que “mesmo com toda a evolução da diálise, o transplante ainda é o melhor tratamento, com maior índice de sobrevida do paciente renal”, afirma.
Sobre a Fundação Pró-Rim (www.prorim.org.br): Referência nacional no tratamento e no transplante de rins, a Fundação Pró-Rim é uma entidade filantrópica com 30 anos de atuação. Possui unidades de hemodiálise em Santa Catarina e Tocantins e atende pacientes renais crônicos de todo o Brasil. É pioneira nos transplantes renais em SC e sua equipe está entre as que mais realizam transplante no país. Já ultrapassou a marca de 1500 transplantes renais. Foi a primeira unidade de hemodiálise do Estado a receber o nível máximo de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA – Nível 3). Recebeu o Prêmio Empreendedorismo Social pela Folha de S. Paulo e foi eleita pelo oitavo ano consecutivo pelo Guia Você SA como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.