A Biblioteca Pública Municipal Luiz de Vasconcellos, no bairro Cruzeiro, recebeu nesta quinta-feira, através de cessão de uso da Secretaria de Assistência Social para a Fundação Cultural, um computador que será utilizado prioritariamente por pessoas portadoras de deficiência visual que frequentam o espaço.
O termo de cessão de uso foi assinado pela secretária de Assistência Social Florinda Rosá Rohrbacher e pelo diretor-presidente interino da Fundação Cultural, Márcio Brosowsky durante ato de entrega do computador na própria biblioteca, contando com a presença de duas usuárias: Sirlene Ponikerske Rocha e Taís de Souza Lima, além do prefeito Magno Bollmann que fez questão de prestigiar o momento.
Sobre o que representa este equipamento que contém dois softwares próprios para a utilização de portadores de deficiência visual, que são o DOSVOX e o NVDA, Sirlene Ponikerske Rocha, que perdeu a visão devido a diabetes, fez questão de dizer que "o computador é a principal janela que temos para o mundo, pois é uma ferramenta de pesquisa muito importante para nós", disse.
Sirlene atualmente é aluna do curso de Licenciatura em Filosofia cursando a faculdade à distância.
Para a jovem Taís de Souza Lima, de 23 anos, e que sofreu a perda quase total de visão aos 6 anos devido a retinose pigmentar, "este computador irá nos ajudar muito com nossos estudos e com as pesquisas", disse.
Segundo dados do COMDE - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, atualmente constam no cadastro do município 820 pessoas com algum tipo de deficiência, e destas, 120 são deficientes visuais.