Na manhã desta quinta-feira o secretário de Planejamento e Urbanismo, Luiz Cláudio Gayer Schuves, juntamente com o procurador do município, Giancarlo Grossl, e o vereador Cesar Godoy, estiveram reunidos para tratar do projeto de lei que irá regulamentar a questão de placas e espaços de publicidade na área urbana do município.
Conforme comentou Schuves, "o texto do projeto de lei está sendo construído com muito cuidado para que um grande trabalho possa ser realizado. Mas é claro que iremos consultar a sociedade, pois os melhores resultados serão obtidos se realizarmos um trabalho conjunto", disse.
Ao mencionar o trabalho conjunto, o procurador Giancarlo Grossl comentou que reuniões com a CDL, ACISBS e Núcleos da ACISBS serão realizadas para que o projeto de lei seja construído da melhor forma possível e para o bem de toda a sociedade.
Poluição Visual - O vereador Cesar Godoy comentou que a ideia do projeto de lei é regulamentar a questão da propaganda através de placas, cavaletes, faixas, outdoors e demais materiais que são utilizados pelas vias do município. "A ideia não é acabar com a propaganda, mas regulamentar a forma de utilizar tal artifício para evitar a poluição visual no município", explicou.
As placas que serão retiradas são, inclusive, aquelas que estão nos espaços públicos obstruindo a passagem de pedestres em calçadas e até mesmo aquelas que de alguma forma obstruem a visão dos condutores em determinados trechos das vias.
Retirada de placas em espaço público - Luiz Cláudio Schuves explicou que as placas com propaganda que estiverem em espaços públicos de forma irregular serão todas retiradas caso os proprietários ainda não as tenham retirado. "Todos os proprietários de estabelecimentos comerciais ou industriais serão notificados para, dentro do prazo de cinco dias, retirarem as placas. Caso estas não tenham sido retiradas, nossa equipe de fiscais procederá com a retirada", disse.
Schuves também comentou que toda uma verificação será realizada no que se refere às placas de sinalização que o município instalou pelas vias. "Também iremos verificar as nossas placas e, em havendo excessos que possam ser reduzidos, iremos retirá-las das ruas, pois não adianta cobrarmos da sociedade e não fazermos a lição de casa. Temos que dar o exemplo", disse o secretário.