Cerca de 3,2 mil jovens são esperados no dia 16 de setembro para participar do workshop Conexão Jovem 2017 promovido pelo Movimento SC pela Educação. O objetivo é promover o diálogo entre os jovens catarinenses sobre o tema, com foco na escolaridade, vantagens de permanecer na escola e demais melhorias na educação. Serão 16 encontros simultâneos, realizados nas cidades-sede das vice-presidências da Fiesc - Federação das Indústrias de Santa Catarina, organizados pelos jovens embaixadores do Movimento com o apoio de voluntários.
São Bento do Sul receberá o evento pela região do Planalto Norte. O workshop acontecerá das 8h30 às 12 horas no auditório da Univille e é voltado principalmente para jovens entre 14 e 25 anos de idade. A participação é gratuita e são esperadas mais de 200 pessoas no evento. “Ao final do workshop, iremos fazer um documento com propostas dos jovens para que a educação catarinense tenha um novo significado”, informa Juliano Sell, aluno do Senai e jovem embaixador do Movimento.
O Conexão Jovem 2017 terá duas palestras, que abordarão as competências necessárias para o profissional do século XXI e o cenário educacional e seus desafios. Haverá ainda um painel sobre o fortalecimento do ecossistema em prol de uma melhor educação. Será feita ainda a aplicação de uma pesquisa para descobrir o olhar do jovem sobre a educação catarinense. Por fim, o conversando na praça para ouvir respostas sobre o que ser poderá fazer amanhã.
Em Santa Catarina, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD, de 2015), aponta que 64 mil crianças e adolescentes, com idades de 4 a 17 anos estão fora da escola. Já o Censo Escolar mostra que 32,3% dos catarinenses com 19 anos não concluíram o ensino médio.