A Secretaria de Educação organizou o plantão em quatro creches municipais para atendimento durante o ponto facultativo do dia 8 de setembro. Mas, das 489 crianças cadastradas e aguardadas nas unidades, apenas 216 compareceram.
Segundo a secretária de Educação, Rosemari Strack Cândido, já está no calendário escolar/2017, o atendimento para os pequenos em sistema de plantão em todos os feriados em que são decretados pontos facultativos, porém, Rosemari lembra que o planejamento de cada plantão é realizado a partir de uma pesquisa com pais e que este envolve recursos financeiros. “Toda uma estrutura é organizada para os atendimentos. Neste ponto facultativo, por exemplo, 24 professores, 66 atendentes (33 no período matutino e 33 no vespertino), 14 auxiliares de serviços gerais e 8 diretores ou coordenadores ficaram à disposição”, conta.
Os Centros de Educação Infantil que estavam preparados para receber as crianças foram: CEIMs Nosso Mundo (Centro), Castelo Encantado (Colonial), Pica-Pau (Brasília) e Algodão Doce (Serra Alta). “Os profissionais se organizam e planejam para oferecerem às crianças um espaço agradável, lúdico e criativo enquanto os pais estão trabalhando. Com esse objetivo, as atendentes e professoras não medem esforços com relação à atenção e cuidados para com os pequenos que vêm de outras unidades, para que também se sintam acolhidos e fiquem bem”, comenta a secretária.
Rosemari destaca a importância dos pais em ficarem com os filhos, mas salienta a importância de avisar a unidade ou a secretaria que a criança não comparecerá. “Sabemos que os pais estão certos ao ficarem com os filhos para promoverem a convivência familiar, pois as crianças frequentam os CEIM’s o ano inteiro, então, aproveitar todo tempo que não estiverem trabalhando fora para estarem juntos e fortalecerem laços entre as crianças é fundamental para que sintam que, mesmo na ausência, sempre terão um ao outro. Porém, pedimos mais uma vez aos pais que mesmo que já tenham solicitado o atendimento em sistema de plantão, havendo alteração no trabalho ou no planejamento da família, que avisem imediatamente”, finaliza a secretária.