Com uma fila desde 2013, atualmente cerca de 1.300 pessoas aguardam uma consulta oftalmológica em Rio Negrinho. Para garantir o atendimento à comunidade, o prefeito Julio Ronconi assinou nesta semana contrato com a empresa GP Clínica Médica, do oftalmologista Guilherme José Pilz, para a realização de consultas nesta especialidade na cidade. A contratação ocorreu através de processo licitatório de credenciamento, e o investimento será de R$ 126 mil para a realização de 1.800 consultas e exames complementares.
Conforme a secretária de Saúde Fátima Mendes Afonso, o caso de consultas oftalmológicas representam hoje uma das maiores demandas reprimidas na Saúde rio-negrinhense. “O prefeito nos pediu atenção especial também a esta área”, ressalta Fátima. Como não há profissional desta área no quadro pessoal da Prefeitura, a solução foi a contratação de uma empresa via processo licitatório, como determina a lei. E a empresa de Guilherme foi a vencedora do processo.
Para o prefeito Julio Ronconi, é necessária atenção especial à área de Saúde, e por isso é fundamental a contratação de determinados serviços, como o assinado nesta semana na área oftalmológica. “Temos algumas filas de espera na área de Saúde, e que queremos reduzir ao máximo, ou então zerá-las”, destaca o prefeito.
Pelo contrato firmado, a empresa fará 1.200 consultas, além de outros 600 exames complementares. Já nos próximos dias, a Secretaria de Saúde entrará em contato com todos os pacientes já cadastrados e que aguardam na fila pelo atendimento. Devido à longa espera, acredita-se que alguns já tenham feito o exame de forma particular, permitindo que novos pacientes possam passar pelo procedimento caso seja necessário.