O ex-prefeito de São Bento do Sul Osvaldo Zipperer doou exemplares do livro "Inovando para o futuro – a trajetória de Osvaldo Zipperer" para a Biblioteca do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em visita realizada à unidade há cerca de dez dias.
De autoria do professor Antonio Dias Mafra, a obra foi lançada em 28 de junho, em solenidade da Câmara Municipal e conta toda a trajetória do prefeito do primeiro centenário de São Bento do Sul, em setembro de 1973. Durante a gestão, até 1977, Zipperer foi responsável por diversas ações na área educacional do município.
Na recepção ao ex-prefeito, estiveram presentes o diretor-geral da Udesc Planalto Norte, Nilson Ribeiro Modro, o diretor de Ensino, Delcio Pereira, e técnicos universitários. O ex-prefeito, de 84 anos, veio acompanhado da sua filha Cláudia Zipperer Trevisan e de Maurício Trevisan, responsável pela elaboração do livro.
Gestão com bons frutos
Entre as ações da administração do ex-prefeito, destacam-se a criação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de São Bento do Sul, a Exibe 100 (mostra de produtos da cidade e região) e a criação da Fundação de Ensino, Tecnologia e Pesquisa de São Bento do Sul (Fetep) para promover estudos, pesquisa e projetos de desenvolvimento tecnológico, econômico e social, com prioridade para o setor de madeira e móveis.
A área onde hoje está a Udesc Planalto Norte foi direcionada iniciamente à Fetep por Zipperer e passou a ser ocupada por outras instituições, dando início ao Parque Científico e Tecnológico de São Bento do Sul, que engloba também o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), o Instituto Federal Catarinense (IFC), a Incubadora Tecnológica e o Centro de Inovação.
Ao falar da sua administração, o ex-prefeito ressaltou que os homens públicos deviam ser destemidos no seu tempo. Disse também estar muito feliz com o uso da área destinada pela sua gestão há 40 anos.
O diretor-geral Nilson Modro agradeceu a visita de Zipperer e parabenizou-o pela ideia em destinar um espaço para a cidade receber instituições de ensino. Já o professor Delcio Pereira manifestou admiração pela gestão do ex-prefeito, que "tem dado bons frutos até hoje".