Na sessão de segunda-feira, 21, o presidente do Conselho Municipal do Deficiente, Douglas André Martins, fez uso da tribuna popular livre para explanar sobre os eventos que ocorrem no mês de agosto, referente as pessoas com deficiência.
Douglas explanou sobre os projetos desenvolvidos pelo Conselho no município e comentou ainda sobre os motivos que o fizeram participar do movimento. “O meu pai foi um grande ativista do movimento. Eu só resolvi participar, após uma grande reflexão. Percebi, que tive uma condição em ter uma educação de qualidade. Aprendi valores que devem ser compartilhados. Existe dois tipos de pessoas com deficiência: as que estão aqui hoje e, as que não tiveram as mesmas condições que eu tive”, comentou Douglas. "Precisamos identificar as pessoas com deficiência em nossa cidade. Tirá-las, desta vida enclausurada. Eu tomei causa e resolvi dar voz as pessoas com deficiência”, finalizou Douglas.
O presidente do CONDE, ainda parabenizou o vereador Peter Alexandre Kneubuehler (PP), por ter sido autor da proposição que virou Lei, no ano de 2014, que dispõe do Dia Municipal de Prevenção de Deficiências.
O projeto mencionado por Douglas André Martins, é o n° 092/2014, que institui no calendário oficial de eventos do município de São Bento do Sul, o Dia Municipal de Prevenção de Deficiências. “Com a finalidade de levar conhecimento específico às comunidades, referente à prevenção de deficiências, elaborando ações voltadas aos públicos diferenciados e de vários segmentos da sociedade, elaborei o projeto”, comentou o autor da proposição, vereador Peter Alexandre Kneubuehler (PP).
“A partir dos dados da Organização Mundial da Saúde, consta-se que, 70% das deficiências podem ser evitadas com medidas simples e baratas”, concluiu Peti.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Edi Salomon (PP) agradeceu o presidente do Conselho Municipal do Deficiente, Douglas Andre Martins pela explanação e deixou as portas do Legislativo São-bentense sempre abertas, para os temas pertinentes ao Conselho. “Douglas, em nome da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, parabenizo pela sua explanação. Tenho certeza que as pessoas portadoras de alguma deficiência em nossa cidade, tem alguém comprometido com a causa. Meus parabéns”, concluiu Salomon.