Nesta terça-feira, dia 22, profissionais da área de Saúde estiveram reunidos para o Seminário “Entendendo Conceitos e Condutas do Trato Genital Inferior”. A ação foi realizada pela Prefeitura de Rio Negrinho em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, e ofereceu palestras para tratar o assunto, e tinha por objetivo capacitar os profissionais da Secretaria de Saúde de Rio Negrinho. O evento teve o apoio da Unimed Planalto Norte, Laboratório EMS, e Clínica Casa Vida.
O seminário foi organizado pela coordenação da Atenção Primária e Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde, que desenvolvem atividades baseadas nos indicadores mais relevantes, promovendo cursos, capacitações, seminários entre outros, para que possam melhorar o processo de trabalho. “Com a conferência da mulher, alguns pontos importantes surgiram para implantação ou implementação”, explicou a enfermeira Fabiana da Luz.
Conforme ela, um dos fatores apontados foi ampliação do acesso da mulher a exames citopatológico de qualidade e com adequada interpretação do resultado para posterior tratamento. “Então, a equipe acreditou que fortalecendo a atenção primária através das unidades básica e de estratégia de saúde da família a resolutividade será maior e apenas casos mais graves serão encaminhados ao ginecologista obstetra, mantendo a demanda com casos realmente necessários”, ressalta Fabiana.
Para a secretária de Saúde Fatima Mendes Afonso, as palestras foram um momento de atualização dos profissionais. “Vimos a necessidade juntamente com o prefeito Julio Ronconi de um momento de atualização, e com apoio de algumas instituições privadas, unimos as vontades de fazer acontecer e hoje temos o seminário do trato genital inferior para médicos e enfermeiros de Rio Negrinho e convidamos alguns profissionais de São Bento do Sul também para participação”, destacou a secretária.
Ao longo do dia, enfermeiros e médicos da Rede Básica de Saúde participaram de palestras com a médica Paula Schmit, que tratou sobre a coleta e interpretação da citologia; com o psicólogo e psicanalista Robson dos Santos Mello, que abordou a “Subjetividade à flor da pele”; e com a médica ginecologista Marluce da Costa Mello sobre “Trato genital inferior: na adolescência, menacme, e na menopausa”