O município de Itaiópolis tem grande representatividade na fruticultura do Estado. É o segundo produtor de tangerinas, o terceiro de peras e ocupa a 38° posição no Produto Interno Bruto (PIB) da fruticultura catarinense. Destaca-se também como o maior produtor de frutas do Planalto Norte, com uma produção diversificada que inclui amora preta, morango, pêssego, ameixa, uva, maracujá, caqui e banana.
Diante desse contexto, o engenheiro-agrônomo Jânio José Seccon, que era extensionista da Epagri no município, organizou em 2015 o I Frutaiópolis – Seminário de Fruticultura de Itaiópolis, com o intuito de alavancar a cadeia produtiva na região. O sucesso foi tanto que o evento se tornou periódico, acontecendo a cada dois anos. Atualmente Jânio é extensionista no município de Major Vieira e líder do Projeto de Fruticultura da Epagri para o Planalto Norte, onde se localizam as gerências regionais da Epagri de Mafra e de Canoinhas.
Seguindo o planejado, a Epagri realizou, em 7 de julho, o II Frutaiópolis, no Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu. Participaram lideranças, técnicos e fruticultores de Itaiópolis e de vários municípios da região, como Porto União, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Major Vieira, Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Papanduva e Monte Castelo. Na avaliação de Jânio, essa boa participação prova que o evento tem grande importância para a capacitação e organização da cadeia produtiva na região.
Os palestrantes abordaram assuntos pertinentes e atuais relativos à fruticultura. A engenheira-agrônoma Camila Pereira Croge, do escritório municipal da Epagri de Papanduva, abordou a produção de pequenas frutas. Já o analista de mercado e gerente do Escritório de Negócios da Embrapa Canoinhas, engenheiro-agrônomo Nelson Pires Feldberg, apresentou duas palestras: ”Importância do material de propagação para fruteiras” e “Variedades de pêssego e Nectarina validadas pela Embrapa Canoinhas e adaptadas ao clima do Planalto Norte Catarinense”.
Jânio, organizador do evento, também palestrou sobre as possibilidades de expansão da fruticultura no Planalto Norte catarinense. Na sequência, o líder do Programa Políticas Públicas da Epagri para o Planalto Norte, engenheiro-agrônomo Gilberto Neppel, apresentou o programa de subvenção para cobertura de pomares de maçã, frutas de caroço e uva, do governo do Estado. Encerrando a programação do dia, a representante da Ceasa Joinville, Sirley do Carmo Lehmkuhl Goedert, falou sobre as oportunidades na Ceasa Joinville para os agricultores do Planalto Norte.
Jânio avalia o evento como um sucesso. Ele reforça que a atividade passa a constar do calendário de eventos técnicos permanentes da Epagri do Planalto Norte Catarinense, juntamente com o Seminário Regional de Fruticultura de Monte Castelo.
Também participaram do seminário o prefeito de Itaiópolis, Reginaldo José Fernandes Luiz; Bernadete Grein e Donato João Noernberg, gerentes das regionais da Epagri de Mafra e de Canoinhas, respectivamente; Gabriel Claudino Schuhli, da Cidasc de Mafra; Talita M. Deichmann, da Cresol de Itaiópolis; Leonir Lesch, da Cresol Papanduva, e Valério Schiochet, secretário de desenvolvimento rural de Joinville.
O II Frutaiópolis foi promovido pela Epagri com recursos de Programa SC Rural e apoio da prefeitura de Itaiópolis, por meio da secretaria de indústria, comércio, cultura e turismo. Também teve apoio do Conselho Municipal de Turismo de Itaiópolis e da Cresol.