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INSS deve implantar sistema digital para otimizar atendimento

Sexta, 28 de julho de 2017

 

 

Um dos gargalos do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) em Rio Negrinho é relacionada ao atendimento. Frequentemente, há reclamações sobre a necessidade de se deslocar à unidade de São Bento do Sul para que serviços básicos possam ser acessados pela comunidade, já que não são ofertados no posto de atendimento rio-negrinhense. Por conta disso, o prefeito Julio Ronconi recebeu nesta quinta-feira em seu gabinete do gerente executivo regional do INSS em Santa Catarina, Altemir Cordeiro, em busca de soluções para o caso. No encontro, o gerente garantiu que o instituto está implantando um novo sistema digital de atendimento, que deverá agilizar o processo, e para a região de Rio Negrinho ele deverá entrar em funcionamento em outubro.

A reunião foi acompanhada pelo deputado estadual Kennedy Nunes, pelos vereadores Ronei Lovemberger e Willian Righetto, e pelo presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas (Adaprim), Neston Klein. “O INSS desligará cerca de 17 mil servidores no Brasil, e a digitalização é a nossa única opção no momento, não tem plano B”, desabafou Altemir. Segundo ele, pelo processo digital parcerias deverão ser firmadas com as Prefeituras, para que servidores possam resolver questões básicas do INSS de forma rápida, sem a necessidade de deslocamento para as unidades regionais. “Hoje os servidores de Rio Negrinho não tem acesso ao sistema corporativo do INSS”, explicou o gerente executivo.

Altemir explicou que o modelo está em fase de implantação na regional de Blumenau e posteriormente será implantado na regional de São Bento do Sul, beneficiando Rio Negrinho. Segundo ele, o INSS Digital consiste em um sistema para transformar processos físicos em eletrônicos, fazendo com que o atendimento seja o mais remoto possível. Os pilares do projeto são o processo eletrônico – agendamento pela Internet para o segurado, ou requerimento por meio de entidade representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS - e a distribuição das demandas entre as unidades. Pelo sistema, o cidadão protocola um requerimento pela Central 135 ou pela internet (Meu INSS) e vai até a unidade para digitalizar os documentos.

Para facilitar ainda mais existem os acordos de cooperação a serem firmados com prefeituras, empresas, sindicatos e outras entidades da iniciativa pública e privada. Essa dinâmica de atendimento é uma das principais premissas e reduzirá o atendimento presencial, pois o cidadão poderá requerer seu benefício por meio de entidade representativa.

 

Meu INSS

O Meu INSS é uma central de serviços do cidadão acessível por meio de senha validada diretamente pela internet. Por meio do portal é possível a emissão de extratos e consultas e, desde seu lançamento no início do ano, quase um milhão de usuários já validaram senha de acesso para a central.

O beneficiário acessa e acompanha todas as informações da sua vida laborativa, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados, no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Também está disponível Histórico de Crédito, Carta de Concessão, Declaração do Benefício (Consta/Nada Consta), Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual e Consulta Revisão de Benefício – Artigo 29. Na ferramenta, é possível encontrar uma Agência da Previdência Social mais próxima, além de solicitar agendamento de Protocolo do Requerimento e de Perícia para obter algum serviço previdenciário e assistencial. O INSS também disponibilizou para celulares Android o aplicativo do Meu INSS. Todos os serviços que estão no site também são encontrados no aplicativo.



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