A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negrinho tem mostrado que o trabalho diferenciado gera resultados positivos. Uma das grandes dificuldades que o setor encontrava era dar prioridade, de forma organizada, as consultas, por exemplo. A população já estava acostumada com um tipo de atendimento, porém, não era o padrão eficiente para controlar as consultas.
A Secretaria passou então a utilizar um sistema organizado para encaminhamento de consultas e retornos. O paciente é direcionado para o clínico geral, e depois, se necessário, encaminhado para o especialista. “Sempre foi esse o padrão de atendimento, porém, nem sempre funcionou desta forma”, explica a secretária de Saúde, Fátima Mendes Afonso.
O objetivo da Secretaria é cumprir o padrão e fazer com que os encaminhamentos de consultas se tornem mais ágeis, fazendo com que o paciente não espere semanas na fila para um retorno de consulta. “É um procedimento que irá tornar o atendimento mais organizado e rápido para o paciente, que espera na fila para ser atendido pelo especialista, sendo que a mesma situação muitas vezes pode ser resolvida pelo clínico geral”, destacou Fátima.