Incentivar a educação e promover a capacitação de professores. Esse foi o principal objetivo de reunião ocorrida na Prefeitura de Rio Negrinho na tarde de sexta-feira, envolvendo o prefeito Julio Ronconi, secretários municipais, vereadores e integrantes da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Durante o encontro, o assessor executivo do Movimento Santa Catarina pela Educação, Antônio Carradore, apresentou ações promovidas por meio da iniciativa da Fiesc.
Uma das parcerias apresentadas por Carradore foi a pós-graduação voltada a professores e diretores para Gestão Escolar. Conforme o assessor da Fiesc, a proposta do projeto é de qualificar o gestor escolar na perspectiva da gestão democrática de efetivação do direito à educação com qualidade. Carradore explicou que uma das estratégias adotadas para abordar o tema envolveu a realização do Seminário Diálogos sobre Gestão da Educação em 16 cidades da área de abrangência das vice-presidências regionais da FIESC, organizados pelas Câmaras Regionais de Educação entre os meses de março e setembro de 2016. Mais de quatro mil pessoas participaram dos eventos que evidenciaram o quanto os gestores escolares precisam ir além das questões pedagógicas e estarem preparados para saber como utilizar, otimizar e racionalizar os recursos disponíveis que auxiliam na administração das escolas.
O Movimento também desenvolveu, em conjunto com a Secretaria do Estado de Educação e com consultoria do Senai, um estudo sobre gestão escolar com aplicação prática em duas escolas pilotos que resultou da construção de em um livro intitulado Gestão Democrática da Educação: da base legal à prática na escola, incluindo ferramentas para avaliação da gestão da escola com base nos mesmos requisitos do Prêmio Gestão Escolar, a partir dos eixos da gestão pedagógica, gestão contábil, gestão de pessoas, gestão da informação, gestão da infraestrutura e gestão territorial.
Conforme o vice-presidente regional da Fiesc, Arnaldo Hubl, Rio Negrinho é a primeira cidade da região a receber a apresentação do projeto e adesão. Ele explicou que o pedido para que a cidade foi contemplada partiu do próprio presidente da Federação, Glauco Côrte, que costuma sempre elogiar o prefeito Julio Ronconi por suas iniciativas na área educacional. “Ele sempre fala que o Julio foi visitar ele antes mesmo de tomar posse como prefeito, já buscando projetos para Rio Negrinho”, frisou Hubl.
Para o prefeito, é uma grande satisfação poder contar com a parceria da Fiesc no desenvolvimento educacional de Rio Negrinho. Julio lembrou ainda de outros encontros que já manteve com Côrte, e que vários projetos educacionais deverão ser desenvolvidos na área, com o objetivo de alavancar os índices no município. “Acredito que só teremos resultados diferentes, se fizermos coisas diferentes. Se fizermos o mesmo, teremos os mesmos resultados. E na educação precisamos inovar, para colhermos frutos lá na frente”, ressaltou o prefeito. Participaram ainda do encontro o vice-prefeito Roberto Albuquerque, os secretários Leandro Liberato (Desenvolvimento Econômico) e Darli Frota Tândalo (Educação), e os vereadores Luciano Alves, Abel Hack, Ildefonso Pilatti, e Liliana Schroeder Jurich.