Operação conjunta faz a maior apreensão de maconha já registrada em SC
Cinco toneladas de maconha e quatro quilos de skank foram apreendidos na BR-116 em Ponte Alta, na serra catarinense. O motorista do caminhão que transportava a carga e dois irmãos que atuavam como batedores, suspeitos de serem proprietários da droga e chefes da quadrilha, foram presos em flagrante na quinta-feira (7) e tiveram as prisões preventivas decretadas. A ação foi divulgada pela polícia na manhã deste sábado (8).
Apreensão de cinco tonelas ocorreu na Serra de SC (Foto: PRF/Divulgação)
Segundo o delegado Pedro Henrique Mendes, os dois irmãos presos, de 48 e 50 anos, são suspeitos também de serem os donos de outras duas cargas apreendidas no estado recentemente, uma carga de 4,7 toneladas de maconha apreendida no Litoral Norte em junho e mais de cinco toneladas apreendidas em maio em Garuva, no Norte catarinense.
Droga vinha do Mato Grosso do Sul e seria comercializada na Grande Florianópolis (Foto: PRF/Divulgação)
Conforme Mendes, eles têm uma empresa de transporte em Palhoça, na Grande Florianópolis, e não tinham antecedentes criminais. O motorista do caminhão, de 31 anos, tinha um registro policial por embriaguez ao volante.
Em 2017, de acordo com os agentes, a parceria entre Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal apreendeu 15 toneladas de maconha e efetuou a prisão de cinco pessoas.
Segundo os policiais, os três presos podem responder pelos crimes de tráfico de drogas interestadual e associação para o tráfico. De acordo com a Polícia Civil, a droga partiu do Mato Grosso do Sul e, conforme a PRF, era destinada ao mercado da Grande Florianópolis.
Os presos foram conduzidos para a carceragem da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de Florianópolis e mais tarde, serão encaminhados ao sistema prisional.
Caminhão bitrem foi flagrado pela Operação das polícias (Foto: PRF/Divulgação)