Iniciou nesta quarta-feira (5), no Cras do bairro Serra Alta, a programação das pré-conferências. Organizadas para os usuários da política de assistência social, as pré-conferências têm como objetivo trocar informações sobre temas e assuntos que serão abordados na 11ª Conferência Municipal de Assistência Social.
A programação das pré-conferências segue no dia 12 de julho, às 14 horas, no Cras do bairro Centenário, e no dia 13 de julho, às 9h30, no Cras do bairro Cruzeiro. “As pré-conferências foram preparadas para a comunidade discutir o fortalecimento da política de assistência social. É um espaço democrático para apresentação de propostas e, por isso, toda a comunidade está convidada a participar”, disse o secretário de Assistência Social, Marco Viliczinski.
Conferência Municipal - Com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS", a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social ocorre nos dias 20 e 21 de julho.
O evento é uma oportunidade para avaliar a Política de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
Os eixos a serem trabalhados são: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Usuários do Sistema Único de Assistência Social, entidades socioassistenciais, gestores de políticas públicas e interessados na política municipal de assistência social são o público-alvo.